Hospital Municipal Maria Braido conquista certificação UTI Eficiente 2025

In ABCD, Saúde On
Fotos: Eric Romero / PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul e a Fundação do ABC celebram um novo marco de qualidade na saúde pública.

O Hospital Municipal Maria Braido passou a integrar o seleto grupo de unidades contempladas com a certificação UTI Eficiente 2025, selo de qualidade entregue pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions, que reconhece anualmente as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de melhor desempenho no País.

Neste ano, 304 hospitais brasileiros (entre públicos e privados) foram contemplados com os selos UTI Eficiente e Top Performer, concedidos a instituições que se destacaram pela segurança do paciente, eficiência no uso de recursos e qualidade assistencial no atendimento a pacientes críticos. A avaliação considerou o desempenho de 800 hospitais monitorados pelo Projeto UTIS Brasileiras em 2024 (352 públicos e 448 privados), que juntos ofertam mais de 20 mil leitos de UTI no País.

“Esses hospitais representam o que há de mais avançado em terapia intensiva no Brasil. São unidades que priorizam o cuidado seguro, medem resultados e buscam excelência clínica mesmo em contextos desafiadores”, explica Patrícia Mello, presidente da AMIB.

Para a secretária de Saúde de São Caetano, Adriana Berringer, o reconhecimento ao Hospital Maria Braido é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar comprometida com a qualidade da assistência e a humanização do cuidado. “Esse resultado valoriza o esforço diário de profissionais dedicados, que buscam permanentemente oferecer um atendimento de qualidade, com humanização, segurança e acolhimento aos pacientes e seus familiares. Também é o reflexo de uma gestão que investe na qualificação dos colaboradores, na educação continuada e capacitação constante das equipes, com foco na melhoria contínua. É o reconhecimento do esforço de todos nós e mostra que estamos no caminho certo para garantir um atendimento de excelência à nossa população.”

Entre os 304 hospitais reconhecidos nesta edição, 164 são privados e receberam o selo Top Performer, e outros 82 conquistaram o selo de Eficiência. Já entre os equipamentos públicos, 25 hospitais foram certificados como Top Performer e 33 como Eficientes. “O crescimento do número de unidades públicas certificadas reflete o esforço de gestores e equipes do SUS em qualificar a assistência crítica por meio de práticas baseadas em evidências e indicadores, mesmo diante de limitações orçamentárias e estruturais”, ressalta a presidente da AMIB.

Criada em 2016, a certificação visa reconhecer anualmente a qualidade e a excelência do atendimento prestado por essas unidades, refletindo o compromisso com a melhoria contínua e a promoção de um cuidado seguro, sustentável e eficiente para pacientes em estado crítico.

You may also read!

Ana Carolina Serra articula implantação da primeira Fatec de Rio Grande da Serra em reunião no Centro Paula Souza

Ao lado do prefeito Akira Auriani, deputada estadual defendeu integração regional do ABCD e otimização de infraestrutura para viabilizar

Read More...

Consórcio fortalece diálogo do ABCD com a Rússia a fim de ampliar cooperação econômica, tecnológica e cultural

Agenda discutiu, em suma, oportunidades de negócios, inovação, tecnologia e intercâmbios com o Grande ABC O Consórcio Intermunicipal do ABCD

Read More...

Messi chega à maioridade em mundiais: 18 gols e a artilharia isolada na história das Copas

Lionel Messi entrou para a história nesta segunda-feira (22.06) ao marcar, em primeiro lugar, dois gols contra a Áustria. Assim,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu