Hospital Municipal de Diadema mais preparado para o atendimento à população

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Fotos: Dino Santos, Igor Andrade Cotrim, Matheus Fernandes e Mauro Pedroso/PMD

Serviço passa, em primeiro lugar, por reforma predial, adotou novos fluxos de atendimentos e já implantou serviços de cuidados, programa Lean nas Emergências e Guia de Boas Práticas de Humanização com retorno das visitas dos palhaços para pacientes e funcionários

Em 2023, o Hospital Municipal de Diadema (HMD) passou, acima de tudo, por melhorias na parte predial, além de mudanças no atendimento para trazer mais conforto aos pacientes.

Diariamente, cerca de 760 pessoas passam pelo hospital e são realizadas, além disso, mais de 20 novas internações.

As ações são importantes para garantir a qualidade na prestação de serviço à população até a construção do novo Hospital Municipal, mais moderno.

Confira algumas das mudanças já realizadas.

Reforma do prédio

A reforma teve início em março e estão concluídos 90% da pintura interna da unidade estão concluídos nos 1°, 2°, 3°, 4°, 5° e 8° andares.

Esses pavimentos ainda receberam outras intervenções, como conserto em portas e paredes, além de manutenção hidráulica e elétrica.

Foram investidos cerca de R$ 1 milhão em revitalização e reparos.

Atualmente, as intervenções são realizadas na recepção, que será ampliada e ganhará três banheiros e mais uma sala de classificação de risco.

Conheça mais algumas mudanças em https://portal.diadema.sp.gov.br/recepcao-do-hospital-municipal-de-diadema-passa-por-reforma/.

“Enquanto o prédio passa por reforma, pedimos compreensão da população, pois o serviço continuará atendendo, mas alguns fluxos podem mudar dentro do hospital nesse período para segurança e funcionalidade dos usuários e servidores”, explica, em resumo, o secretário municipal de Saúde, José Antônio da Silva.

Estrutura disponibilizada

O HM recebeu totem para avaliação do serviço e emissão de senha de atendimento na recepção.

Além de quatro chamadores de senha (recepção, atendimento geral, ortopedia e raio x) e televisores em todas as enfermarias.

Foram instaladas linhas de sinalização visual para auxiliar os pacientes na localização dos serviços.

Da mesma forma, colocadas à disposição quatro cadeiras de rodas para uso no térreo, sendo uma para pacientes com sobrepeso.

Agora, o HMD conta uma empresa especializada em segurança 24 horas, para fazer controle de acesso.

Ela gerencia o controle de visitas e altas, faz a gestão da entrada e saída de pacientes em consulta e monitora a troca de acompanhantes nas enfermarias.

Também foi instalado sistema de videomonitoramento, com câmeras em locais estratégicos e refletores no estacionamento.

Tudo para proteger o patrimônio público e oferecer mais comodidade e segurança àqueles que circulam no local.

Atendimento

Entre setores do HM estão emergência, observações, clínicas médicas, cirúrgica, ortopedia, psiquiatria e obstetrícia.

Além de UTI adulto, centro cirúrgico e obstétrico, salas de medicação, sutura, gesso, Tele ECG, raio-X, tomografia, ultrassom, serviço social e ouvidoria.

Para otimizar o atendimento e reduzir a superlotação na Urgência e Emergência, foi implantado o  Projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O foco do projeto é, acima de tudo, aprimorar os fluxos e processos internos de trabalho.

A adoção de fluxos e protocolos específicos em áreas, como cuidados da pele, cuidados paliativos, assistência da pessoa idosa, manejo da tuberculose, proporcionou maior qualidade no atendimento.

Humanização

Os palhaços da A Esperada Companhia, Dr Mínimus Máximus Maisoumenus e Dra Pipeta, retornaram, além disso, às visitas ao hospital.

Sempre para levar, da mesma forma, alegria a pacientes internados e funcionários.

A parceria é desenvolvida, por exemplo, desde 2018, e o trabalho da companhia foi interrompido em 2020, em razão da pandemia da covid-19.

No início do mês (05.12), em evento no auditório do Quarteirão da Saúde (QS), foi apresentado o Guia de Boas Práticas Assistenciais e Humanização na Atenção Hospitalar.

O documento elenca dicas práticas para criar um ambiente hospitalar acolhedor e centrado no paciente, desde sua chegada até a alta médica, e está alinhado com as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).

Também foram contratados, da mesma forma,novos médicos e profissionais de enfermagem para aumentar a agilidade no atendimento.

A qualificação dos profissionais ainda ganhou, em conclusão, um salto de qualidade com capacitações e implantação de Serviço de Educação Permanente com equipe exclusiva.

Serviço:

Hospital Municipal de Diadema (HMD)

Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha.

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