Com foco na sustentabilidade, iniciativa conquistou, em primeiro lugar, menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023
O Hospital Estadual Mário Covas, administrado por meio de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação do ABC, alcançou marco significativo em 2023, substituindo 90% das suas lâmpadas fluorescentes por modelos LED.
A mudança reforça, acima de tudo, o compromisso da unidade com a sustentabilidade.
Foi reconhecida, portanto, com menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2023 (PAMA).
Trata-se de iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde para homenagear ações notáveis na proteção ambiental e práticas sustentáveis no setor de saúde.
Troca Consciente
Batizado como “Troca Consciente”, o projeto foi uma colaboração entre o setor de resíduos hospitalares e a engenharia predial do HEMC.
As lâmpadas LED, além de não possuírem elementos poluentes, como as fluorescentes, também reduzem significativamente a quantidade de resíduos gerados.
Além disso, são conhecidas pelo baixo consumo de energia, o que não só resulta em economia para o usuário, mas também diminui a necessidade de geração de energia elétrica, reduzindo os impactos ambientais associados.
O principal objetivo do Hospital Mário Covas com a substituição foi a economia de energia, que pode chegar até 80%.
A iluminação LED é eficiente em termos energéticos e de durabilidade, proporcionando boa capacidade luminosa com menor gasto de energia.
Este tipo de iluminação é considerado um dos pilares da sustentabilidade energética, devido à sua eficiência luminosa com mínimo consumo.
Vantagens
Adicionalmente, os LEDs são capazes de se adaptar a outras tecnologias.
Assim, oferecem vantagens, como rápida recuperação após quedas de energia e uma distribuição de luz mais eficiente, reduzindo o desperdício.
Do ponto de vista ambiental, as lâmpadas LED têm a vantagem de serem recicláveis, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade.
Em comparação com sistemas de iluminação tradicionais, elas apresentam diversos benefícios.
Entre eles, menor emissão de calor, o que também reduz a necessidade do uso de ar-condicionado, e não exigem reatores para funcionamento.
Outros benefícios da substituição para lâmpadas LED no HEMC são a melhoria na iluminação, segurança e conforto visual.
Além, claro, de redução na necessidade de manutenção e vida útil mais longa.
“Os resultados alcançados com a aquisição das lâmpadas LED incluem não apenas um impacto ambiental positivo, mas também o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, além de uma economia substancial em kilowatts hora, demonstrando um compromisso significativo do hospital com a sustentabilidade e a eficiência energética”, considera, em conclusão, Sandra Eugênia Santos, analista de Meio Ambiente do HEMC.