Guarda Civil Municipal de São Bernardo comemora 25 anos

In ABCD On
- Updated
Prefeito Orlando Morando fala aos GCMs. Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Cerimônia de comemoração foi realizada nesta segunda-feira (12.8) no Teatro Elis Regina, no bairro Assunção

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo comemorou, nesta segunda-feira (12.8), em primeiro lugar, 25 anos de atividades.

A cerimônia pelas bodas de prata da corporação, segunda maior do Estado, atrás apenas da Capital, foi no Teatro Elis Regina, no bairro Assunção.

O ato destacou, acima de tudo, a importância da instituição para a manutenção da segurança municipal, além dos avanços observados ao longo dos últimos anos.

Durante o evento, o prefeito Orlando Morando ressaltou, por exemplo, a dedicação dos profissionais.

“Quero agradecer a cada um de vocês, que tem todo o meu respeito e reconhecimento. A nossa GCM se fortaleceu nos últimos anos, mostrando a força que tem e colaborando para trazer a sensação de segurança para o morador de São Bernardo que não abre mão, por exemplo, da ação da guarda na Operação Noite Tranquila, contra os pancadões”, salientou, em resumo, o chefe do Executivo.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Carlos Cesar Ferreira, fez questão de ressaltar o apoio da Prefeitura no fortalecimento da tropa.

“Sem os investimentos na Segurança Urbana que a Administração tem feito nesses últimos anos, não teríamos sido efetivos no cuidado ao nosso bem maior que é o cidadão”, disse.

Para o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos, é preciso destacar a eficiência das políticas públicas que a cidade implementou na área da segurança.

“Nesses anos, claro que enfrentamos dificuldades, mas não desistimos, porque insistir é a alternativa dos fortes, porque não é fácil ser polícia em nosso País. É uma honra e um privilégio comandar essa instituição”, observou. 

Investimentos

Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem intensificando os investimentos na Pasta de Segurança Urbana.

Foram entregues novos coletes de proteção, com tecnologia mais segura, e armas semiautomáticas, além da reestruturação das bases e capacitação de agentes.

Soma-se a isso a entrega de novas motos para o reforço no patrulhamento e de drones que estão sendo utilizados para aumentar o monitoramento em pontos de maior incidência criminal.

Além disso, está em curso a instalação de nova e moderna Central de Monitoramento no Paço Municipal, equipamento que funcionará 24 horas por dia reunindo serviços de segurança urbana, trânsito, saúde e Defesa Civil.

Atualmente, 150 novos agentes de segurança participam de curso de formação, com aulas teóricas e práticas, para integrar à corporação.

História

A Guarda Civil Municipal de São Bernardo foi criada em 12 de agosto de 1999.

Duas décadas depois, a guarnição é a segunda maior do Estado de São Paulo, com efetivo de 863 profissionais (sendo 659 homens e 204 mulheres).

You may also read!

Diadema tem nesta quinta (3) feirão com mais de 3 mil empregos

Com participação de 45 empresas da região, evento contará também com entidades voltadas ao primeiro emprego Nesta quinta-feira (03.04), Diadema

Read More...

Santo André amplia quadro de profissionais de educação inclusiva e entrega novas salas de recursos

Profissionais irão atuar no Atendimento Educacional Especializado; rede municipal agora dispõe de 48 salas de recursos multifuncionais A Secretaria de

Read More...

ETEC Ribeirão Pires: Lixeira inteligente utiliza IoT para separação de material reciclável

'Recolheai' foi desenvolvido, em primeiro lugar, por alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu