Grupo Caminhos do Sertão se apresenta na Flid

In ABCD, Cultura On
Fotos: Raphael Rocha/PMD

Formado em Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa, coletivo realiza caminhada literária, atividade com foco na obra do autor, grande homenageado da feira literária

O grupo Caminhos do Sertão, formado em Cordisburgo, cidade mineira e terra natal de Guimarães Rosa, realiza e 13 de outubro, às 18 horas, caminhada literária.

A atividade consiste, em primeiro lugar, na leitura de textos do autor, o grande homenageado da primeira Feira Literária de Diadema (Flid).

Pretende, acima de tudo, apresentar o trabalho deste que é um dos grandes nomes do modernismo brasileiro ao público presente.

Projeto educativo

Criado em 1998, o grupo é, portanto, uma extensão do grupo de Contadores de Estórias Miguilim.

O projeto educativo reúne jovens de 10 a 18 anos e que atua dentro do Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo.

As crianças e adolescentes recebem treinamento e formação permanente em técnicas de narração de estórias e conteúdos sobre a vida e obra do grande autor brasileiro.

Integrante do Caminhos do Sertão, Fábio Barbosa explicou que a ideia era ampliar o trabalho realizado pelo Miguilim, além de poder levar para fora do museu as narrativas sobre o autor, promovendo atividades nos lugares onde Guimarães Rosa se inspirou para escrever a sua obra.

“É um trabalho de narração, de teatro, tudo baseado na obra de Guimarães Rosa”, explicou o artista. “A gente via mostrando os lugares reais onde ele esteve e tudo que o inspirou”, completou, por exemplo.

Praça da Moça

Em Diadema, cidade que o grupo visita pela primeira vez, a caminhada tem como ponto de partida a Praça da Moça, e segue sentido Centro Cultural Diadema (CCD).

“Aqui, vamos apresentar a loucura na obra de Guimarães Rosa, como isso foi abordado, como as personagens se comportam”, relatou. A escolha do tema faz referência ao trabalho que a cidade desenvolve na saúde mental.

Serão lidos, da mesma forma, quatro textos, enquanto o grupo caminha pela Praça. Nos momentos de pausas, o público é convidado a interagir.

“Nosso narrador é o mediador entre o público e o texto. E nosso músico é o elo entre o contador de estórias e a plateia”, fala, em suma, Fábio.

“A obra de Guimarães Rosa é muito atual. Fala do meio ambiente, de política, do empoderamento feminino, de acolhimento, é tudo muito contemporâneo e sempre um convite à reflexão”, diz, em conclusão.

Além de Fábio Barbosa, virão a Diadema com o grupo Caminhos do Sertão, que pela primeira vez chega à cidade, os contadores Brasinha (José Osvaldo), Di Souza e Daiana Xavier.

You may also read!

Oficina Comunitária discute Monitoramento de Riscos em Mauá

Atividade ocorreu, em primeiro lugar, no CRAS Macuco e reuniu técnicos e moradores da regiãoA equipe do Plano Municipal

Read More...

Até 06 de março, Curso Ateliê Criativo oferece aulas de design de objetos em Mauá com inscrições abertas

Alunos aprenderão, por exemplo, técnicas de design aplicadas à reciclagem de plástico com abordagem revolucionária Estão abertas, em primeiro lugar,

Read More...

ABCD terá Megafeirão do Livro 2025: quatro dias com livros a partir de R$ 10

Com entrada gratuita, ocorrerá entre 24 e 27 de abril e terá mais de 100 selos editoriaisO maior evento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu