GRIPE: grupo prioritário para vacinação é definido com base em análises epidemiológicas

In Canto do Joca On

O Ministério da Saúde contabilizou cerca de 37 milhões de doses da vacina contra a gripe aplicadas na população das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. No entanto, este número representa 42% do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério como meta da estratégia vacinal.

A superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus, explica como são definidos os grupos prioritários para a vacinação.

“Os grupos prioritários são definidos a partir de análises epidemiológicas, verificando exatamente a incidência de caso grave e óbito de acordo com os grupos. Então, muitas vezes, a campanha começa com os grupos prioritários, para que eles se imunizem primeiro, e depois você consegue abarcar o restante da população, que também se beneficia da vacinação — que é o que aconteceu com a vacina da gripe. Já estamos em um momento em que qualquer pessoa a partir de seis meses pode se vacinar e se proteger.”

A meta das autoridades de saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários — como gestantes, idosos, crianças e povos indígenas. Mas, por conta da disponibilidade de doses, o Ministério autorizou a ampliação da imunização para todas as pessoas acima dos seis meses de idade, como explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

“A abertura aconteceu por conta da disponibilidade da vacina e por conta do momento epidemiológico. Então, se há disponibilidade da vacina e o vírus da influenza – da gripe – está circulando, nós devemos ampliar o acesso das pessoas para que elas se vacinem, diminuam seu risco de adoecimento de formas graves da doença e diminuam a circulação do vírus na comunidade.”

Gislani Mateus reforça a importância da vacinação para pessoas que não fazem parte do público-alvo.

“É extremamente importante que todos se vacinem contra a gripe. A gente está em um momento de alta circulação do vírus da gripe, principalmente influenza A, que está na cepa da vacina. Então, quanto mais as pessoas se vacinam, mais a gente consegue diminuir, controlar um pouco melhor a circulação desse vírus e proteger e prevenir complicações, internações e óbitos por gripe, por Influenza.”

Faça parte do Movimento Nacional Pela Vacinação e diga sim para a vacina contra a gripe. Procure uma Unidade Básica de Saúde com a Caderneta de Vacinação ou documento com foto.

Fonte: Brasil 61

You may also read!

Justa homenagem: parque salvo pelo ex-prefeito Oswaldo Dias agora tem o seu nome

Em dia de homenagem, Mauá oficializa nome do Parque Natural Municipal Prefeito Oswaldo Dias e celebra o legado de

Read More...

De forma lúdica, crianças do ensino infantil da rede de São Caetano aprendem importância da saúde bucal

A história de Doroteia, uma boca que vive na Dentolândia e precisa ter seus dentes sempre bem escovados para

Read More...

Taka recebe medalha Challenge Coin da Polícia Militar

Reconhecimento destaca, em primeiro lugar, atuação de Diadema na segurança pública e integração entre forças policiais O prefeito de Diadema,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu