Política pública inédita fomenta ecossistema de games e estimula, acima de tudo, jovens da rede pública estadual a criar interesse pelo e-sports
O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (17.11), em primeiro lugar, o lançamento do GameSP, programa inédito para fortalecer o ecossistema de Jogos Digitais no estado de São Paulo e estimular jovens da rede pública estadual a criar interesse pelo e-sports.
A iniciativa terá, portanto, investimento de R$ 20 milhões e será capitaneada pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Economia Criativa, Educação e Esportes.
“O objetivo deste programa é oferecer, pela primeira vez, uma política pública específica para o desenvolvimento deste setor, com a realização de eventos e campeonatos. A indústria de games já superou a indústria de entretenimento. Portanto, é algo consistente, que gera empregos, impostos, oportunidades e gera também, evidentemente, a emoção do esporte e o entretenimento de milhões de jovens no Brasil que utilizam os games”, afirmou, em resumo, Doria.
Mercado de R$ 12,5 bilhões
O segmento de Jogos Digitais movimentou mais de R$ 12,5 bilhões no Brasil em 2021, com público gamer estimado em 67 milhões de pessoas.
Até 2025, a expectativa é que a área movimentee, da mesma forma, mais de US$ 200 bilhões ao redor do mundo.
O Estado de São Paulo é atuante no setor, contando com dois dos quatro grandes desenvolvedores de games do país.
“Queremos mostrar que os jovens e adultos também podem se profissionalizar neste setor, com oportunidades de emprego e renda. São Paulo está dando mais esse passo e espero que esta iniciativa seja replicada em todo Brasil. Temos agora uma população inteira participando desta indústria, que isso seja feito com mais oportunidade e consciência”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.
Quatro pilares
O programa GameSP está dividido, em primeiro lugar, em quatro pilares:
• Fomento de E-sports para jovens de São Paulo, com realização de campeonato voltado para alunos da rede pública estadual entre fevereiro e maio de 2022, dividido em quatro modalidades: Free Fire, Fifa, Just Dance e Valorant. Serão realizadas seletivas online e uma final presencial, no Ginásio do Ibirapuera, com expectativa de público de 10 mil pessoas. O investimento total é de R$ 3 milhões.
• Incentivo ao empreendedorismo, qualificação e renda na indústria de games com investimento de R$ 13 milhões para aumentar a oferta de recursos humanos qualificados, fortalecimento de cursos especializados em nível técnico, tecnológico, bacharelado e pós-graduação, de acordo com a demanda de profissionais. Além disso, será criado um selo de aprovação de cursos para reduzir o tempo e custos de recrutamento de profissionais. A iniciativa também terá acesso a financiamento com R$ 10 milhões em microcrédito pelo Banco do Povo para pequenos e médios empreendedores.
• Fortalecimento da indústria de games, com apoio no desenvolvimento de games e conteúdo AR/VR e investimento total de R$ 3 milhões.
• Mobilização e eventos de games e programação, com rodada de negócios para interlocução e crescimento no diálogo com setores de educação, treinamento, cinema, etc, com investimento total de R$ 1 milhão.
“É dever do Estado estar atualizado sobre as novidades e tendências da sociedade. Nosso campeonato de jogos eletrônicos coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia, oferecendo o que há de mais moderno à população”, destacou o Secretário de Esportes, Aildo Rodrigues.
O resumo com as informações anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível, em conclusão, na página
https://issuu.com/governosp/docs/apresenta_o_gamesp