GCM de São Bernardo e Polícia Civil agem para desmantelar furtos de fios elétricos

Em ABCD - No dia
Fotos: Ricardo Cassin/PMSBC

Operação Moiras foi às ruas nesta terça-feira (31.05) mirando, acima de tudo, o comércio ilegal de cabos; três pessoas foram presas

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta terça-feira (31.05), a Operação Moiras.

O objetivo, em primeiro lugar, é desmantelar esquema de furtos de fios elétricos na cidade e o comércio ilegal desse tipo de material.

A ação resultou na prisão de três pessoas. Duas por receptação e uma por furto de cabos em flagrante, além da interdição de um estabelecimento.

Participaram da operação cerca de 115 agentes e 50 viaturas das duas forças de segurança.

Além de outros 23 fiscais de postura, agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, Pasta responsável pela iluminação pública.

Foram vistoriados, portanto, 25 estabelecimentos que comercializam sucatas (conhecidos como ferros-velhos) por toda a cidade.

O objetivo foi identificar possíveis materiais provenientes da iluminação pública, como os pertencentes a semáforos, e de residências particulares.

Produtos apreendidos

Além das prisões, a GCM e a Polícia Civil também apreendeu diversos produtos de origens suspeitas.

Entre eles, cones de sinalização viária, guard rail (proteções metálicas instaladas em vias públicas) e sinaleiros. Os materiais seguirão para pesagem e perícia.

Delegado titular do DEIC (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de São Bernardo, Miguel Ferreira da Silva afirmou que a operação mira romper o curso do comércio ilegal de cabos e fios elétricos.

“A gente sabe que esse tipo de crime, via de regra, é praticado durante a noite por usuários de drogas e eles revendem essa fiação para estabelecimentos que compram cobres, alumínios e ferros em geral”, explicou, em resumo.

Atuação

Secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, o Coronel Carlos Alberto dos Santos frisou que a operação é a uma das investidas do governo do prefeito Orlando Morando para reduzir a incidência desse tipo de crime na cidade.

“A ação integrada entre a GCM e a Polícia Civil é primordial no enfrentamento dessas condutas, uma vez que o trabalho de inteligência, que identifica com antecedência possíveis estabelecimentos suspeitos, auxilia no êxito da identificação dos delitos”, disse, da mesma forma.

Dados

A Prefeitura de São Bernardo identificou, acima de tudo, aumento expressivo de furtos de cabos semafóricos em 2022.

Segundo dados do departamento de trânsito, só de janeiro a abril deste ano, o montante de fios furtados (em metros) é 132,45% maior que o registrado em todo o ano passado.

Foram 9.298 metros de cabos roubados só nos quatro primeiros meses deste ano, contra 4.000 em 2021.

Em termos de recursos, esses crimes custaram, portanto, aproximadamente R$ 500 mil para os cofres públicos com a reposição dos fios elétricos.

A operação foi batizada de Moiras em alusão às três irmãs que, na mitologia grega, tinham o poder de definir o destino das pessoas tecendo o fio da vida.

Durante as ações, também com abordagens, policiais do 5º DP de São Bernardo capturaram, em conclusão, um homem com mandado de prisão em aberto.

Denúncias de roubos de cabos elétricos podem ser feitas à GCM, além disso, por meio do número 153.

Você também pode ler!

Com foco na diversidade e inclusão, Programa de Estágio Braskem 2023 tem 165 vagas em São Paulo

Oportunidades oferecidas para São Paulo, Santo André, Mauá, Campinas, Cubatão e Paulínia priorizam a contratação de mulheres, pessoas negras

Read More...

Santo André realiza audiência pública do Plano de Mobilidade nesta quarta

Encontro acontecerá em ambiente virtual e vai discutir propostas sobre o tema para os próximos anos A construção do Plano

Read More...

Candidato a deputado federal, médico Dr. Ricardo Yoshio inicia campanha no Jd. Inamar, em Diadema

O doutor sela parceria com Carla Morando, que concorre à reeleição pelo Legislativo Estadual, ampliando visibilidade e fortalecendo sua

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu