GCM de Santo André efetua primeira prisão com uso de câmeras com reconhecimento facial

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMSA e Eduardo Merlino/PMSA

Sistema integrado à Muralha Paulista identificou, em primeiro lugar, no Centro, foragido da Justiça condenado por estupro de vulnerável

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, por meio de sua equipe especializada de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), efetuou nesta segunda-feira (17.11), portanto, a primeira prisão com o apoio do sistema de câmeras inteligentes que utilizam reconhecimento facial e inteligência artificial na cidade.

Esses equipamentos reforçam, acima de tudo, o monitoramento urbano, além de localizar foragidos e agilizar respostas a ocorrências por meio das forças policiais.

Com informações repassadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) de Santo André, o sistema interligado com a Muralha Paulista foi acionado.

Isso após identificar indivíduo com características compatíveis às captadas pelas câmeras. Ele caminhava em direção à Estação Santo André da CPTM.

A GCM, então, passou a acompanhar o foragido pelas ruas e o deteve na Rua Coronel Oliveira Lima.

Os agentes localizaram o homem, realizaram a abordagem e constataram, portanto, que ele havia sido condenado pelo crime de estupro de vulnerável.

Mandato de prisão definitivo

Contra ele havia mandado de prisão definitivo expedido em 3 de novembro de 2025 pelo Departamento de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo, com validade até 24 de abril de 2037.

O prefeito, Gilvan Ferreira, destacou que o resultado demonstra, na prática, o impacto da tecnologia na segurança pública da cidade.

“Esse é um exemplo claro de como investir em inovação e tecnologia no combate ao crime protege nossa população e fortalece o trabalho das forças de segurança. Santo André, após o primeiro resultado positivo, segue avançando para se tornar referência em monitoramento inteligente e prevenção ao crime”, afirmou.

O secretário de Inovação e Tecnologia, e responsável pelo sistema de monitoramento da cidade, Diego Cabral, reforçou que a estratégia de muralha digital segue avançando.

Destacou também já haver previsão de novas instalações capazes de identificar com inteligência artificial comportamentos suspeitos e gerar alertas imediatos.

Prefeito, Gilvan Ferreira, e o secretário Diego Cabral analisaram novos sistemas na Espanha


You may also read!

Santo André vai ganhar parque linear no Complexo Maurício de Medeiros

Área verde de 10 mil m² terá, acima de tudo, opções de esporte e lazer para população do Jardim

Read More...

Vai-Vai apresenta samba-enredo que homenageia São Bernardo em Grito de Carnaval no Teatro Cacilda Becker

Integrantes da escola cantaram para uma plateia animada o enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu

Read More...

Romu de São Bernardo prende traficante durante Operação Bairro Mais Seguro no Detroit 

Ação rápida no escadão resulta, em primeiro lugar, na apreensão de drogas, dinheiro e anotações do tráfico; um suspeito

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu