GCM de Santo André efetua primeira prisão com uso de câmeras com reconhecimento facial

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMSA e Eduardo Merlino/PMSA

Sistema integrado à Muralha Paulista identificou, em primeiro lugar, no Centro, foragido da Justiça condenado por estupro de vulnerável

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, por meio de sua equipe especializada de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), efetuou nesta segunda-feira (17.11), portanto, a primeira prisão com o apoio do sistema de câmeras inteligentes que utilizam reconhecimento facial e inteligência artificial na cidade.

Esses equipamentos reforçam, acima de tudo, o monitoramento urbano, além de localizar foragidos e agilizar respostas a ocorrências por meio das forças policiais.

Com informações repassadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) de Santo André, o sistema interligado com a Muralha Paulista foi acionado.

Isso após identificar indivíduo com características compatíveis às captadas pelas câmeras. Ele caminhava em direção à Estação Santo André da CPTM.

A GCM, então, passou a acompanhar o foragido pelas ruas e o deteve na Rua Coronel Oliveira Lima.

Os agentes localizaram o homem, realizaram a abordagem e constataram, portanto, que ele havia sido condenado pelo crime de estupro de vulnerável.

Mandato de prisão definitivo

Contra ele havia mandado de prisão definitivo expedido em 3 de novembro de 2025 pelo Departamento de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo, com validade até 24 de abril de 2037.

O prefeito, Gilvan Ferreira, destacou que o resultado demonstra, na prática, o impacto da tecnologia na segurança pública da cidade.

“Esse é um exemplo claro de como investir em inovação e tecnologia no combate ao crime protege nossa população e fortalece o trabalho das forças de segurança. Santo André, após o primeiro resultado positivo, segue avançando para se tornar referência em monitoramento inteligente e prevenção ao crime”, afirmou.

O secretário de Inovação e Tecnologia, e responsável pelo sistema de monitoramento da cidade, Diego Cabral, reforçou que a estratégia de muralha digital segue avançando.

Destacou também já haver previsão de novas instalações capazes de identificar com inteligência artificial comportamentos suspeitos e gerar alertas imediatos.

Prefeito, Gilvan Ferreira, e o secretário Diego Cabral analisaram novos sistemas na Espanha


You may also read!

Celso Luiz de Almeida reeleito presidente do Ramalhão

Em nota oficial, o Ramalhão divulgou o resultado do pleito. Leia, a seguir, a nota na íntegra: "O Esporte Clube Santo

Read More...

Saúde! Definidos presidente e vice da Fundação do ABC

Chegou-se, finalmente, ao consenso. Os prefeitos de Santo André, São Bernardo e São Caetano definiram o comando da Fundação

Read More...

Com alta de feminicídios, São Paulo é o Estado que menos investiu em Segurança em 2024, no Brasil, diz Sindicato dos Delegados

Ações no combate à violência doméstica exigem maior aplicação em recursos públicos, segundo Sindpesp De janeiro a outubro deste ano,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu