Instituição ocupa posição de destaque em anuário nacional do jornal Valor Econômico divulgado nesta semana
Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC integra novamente o anuário com as maiores organizações do País.
Divulgado nesta semana, o ranking “Valor 1000”, do jornal Valor Econômico, listou, em primeiro lugar, as 1.000 maiores empresas do Brasil.
Nesse quesito, classificou a Fundação do ABC, acima de tudo, em 332° lugar.
Mas, ao filtrar o ranking por categorias, a instituição do ABCD é a 8ª maior do País em sua área de atuação, a de “Serviços Médicos”.
Esta é a 23ª edição do ranking e o resultado é fruto da análise de desempenho do ano de 2022.
A lista resulta de um esforço coletivo de coleta, tratamento, tabulação e análise realizado há mais de 20 anos consecutivos.
O trabalho envolve diversos profissionais do Valor, em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVCef/EAESP/FGV-SP).
Números grandiosos
Em 2022, a Fundação do ABC registrou, por exemplo, receita de R$ 3,3 bilhões.
Já a rede de saúde realizou 13 milhões de consultas e atendimentos, além de 163 mil cirurgias, 90 mil internações e 20,5 milhões de exames e procedimentos.
A entidade conta com mais de 25 mil funcionários diretos e responde pela gestão de 16 hospitais e 6 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).
Além do Centro Universitário FMABC e da Central de Convênios, à frente de dezenas de unidades nas áreas de Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, entre outras.
Referência em saúde
Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, é qualificada como Organização Social de Saúde.
Além disso, entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação.
Assim, a FUABC está presente em unidades de saúde em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Diadema, no ABCD.
Fora, atua em Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital), Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.
Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André.
A Fundação do ABC foi criada em 1967 por Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina no ABCD.
Deu certo! Em 1969, surgia, em suma, a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.
Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais, portanto, como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo.
Isso para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando, em conclusão, pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização.