Rio Grande da Serra participa de reunião com a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, sobre programas de qualificação profissional

In ABCD On
- Updated
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, com a primeira-dama de Rio Grande da Serra, Leticia Auriani/Divulgação

Encontro no Palácio dos Bandeirantes apresentou, em primeiro lugar, resultados na Grande São Paulo e reforçou parceria para ampliar cursos gratuitos

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, reuniu-se nesta quarta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes com a primeira-dama de Rio Grande da Serra, Leticia Auriani, para o encerramento de ciclos recentes dos programas de qualificação profissional do Fundo Social, o Caminho da Capacitação e as Escolas de Qualificação Profissional.

O encontro reuniu, além disso, representantes de outros 13 municípios participantes das etapas realizadas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

A agenda teve como foco, por exemplo, a apresentação dos resultados na Grande São Paulo e em cidades do entorno.

Da mesma forma, houve troca de experiências, avaliação dos impactos locais e alinhamento das próximas ações.

A iniciativa reforça a parceria entre o Governo do Estado e as administrações municipais na ampliação da qualificação profissional gratuita.

Além disso, promoção da geração de renda e do desenvolvimento social.

Avaliações compartilhadas

Durante a reunião, as gestoras compartilharam avaliações sobre a execução dos cursos, a adesão da população e os impactos nas cidades atendidas. Cristiane Freitas destacou a importância do diálogo com os municípios para o aprimoramento contínuo das políticas públicas.

“Nosso objetivo é garantir que os programas realmente transformem realidades. Quando ouvimos as primeiras-damas, que abraçam esses projetos em cada município, conseguimos compreender melhor as demandas de quem está na ponta. É a partir dessa escuta que conseguimos oferecer capacitações que geram oportunidades reais”, afirmou.

A primeira-dama de Rio Grande da Serra também ressaltou os impactos da iniciativa na cidade: “Cada aluno formado representa uma história que ganha novas possibilidades. Em Rio Grande da Serra, esses cursos significam porta aberta para o primeiro emprego, para a recolocação e para o empreendedorismo. Saímos dessa reunião no Palácio dos Bandeirantes ainda mais motivados a fortalecer a rede de apoio e a trazer novas turmas, porque capacitar é cuidar, e é assim que a gente constrói desenvolvimento social de verdade”.

Participaram da reunião as primeiras-damas de Arujá; Francisco Morato; Hortolândia; Itaquaquecetuba; Juquitiba; Mauá; Osasco; Poá; Rio Grande da Serra; Santo André; Suzano; Taboão da Serra; Vargem Grande Paulista; e Ribeirão Pires.

Caminho da Capacitação

O Caminho da Capacitação, iniciativa do Fundo Social de São Paulo, oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em carretas adaptadas como salas de aula móveis. A proposta é levar formação prática e teórica diretamente aos municípios, ampliando as oportunidades de inserção e recolocação no mercado de trabalho.

Nos três ciclos mais recentes, o programa contemplou 30 municípios da Grande São Paulo, com cursos estruturados de acordo com as demandas locais de empregabilidade, e formou 1.127 pessoas. Desde o início da iniciativa, 194 municípios foram atendidos e mais de 8,7 mil alunos concluíram as capacitações.

O projeto integra o SuperAção SP, programa do Governo do Estado voltado à geração de renda e à superação da pobreza, com a meta de beneficiar mais de 100 mil famílias até 2026.

Informações sobre cursos, datas e novos ciclos estão disponíveis, em conclusão, no site do programa: http://www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br/ .

You may also read!

Diadema tem neste sábado (06.06) o Corre com a Gente Noturno

Parte da programação da Virada Esportiva, corrida acontece ao longo da Av. Dr. Ulysses Guimarães, que será interditada das

Read More...

Prefeito, Marcelo Oliveira, entrega em Mauá nova alça do Rodoanel e reduz trajeto de motoristas de 12 para 2 minutos

Nova ligação direta com Avenida Papa João XXIII melhora a fluidez do trânsito, reduz congestionamentos e facilita o acesso

Read More...

LIDE Mulher Grande ABC reúne líderes em Santo André para tratar de aceleração de negócios com propósito

Networking qualificado, troca de experiências e reflexões sobre crescimento sustentável e liderança feminina marcam encontro, em suma Empresárias, executivas e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu