Funcionários bem-apresentados reforçam a marca e reduzem turnover em 28%, mostra estudo de 2025

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Clara Laface é consultora de imagem pessoal e corporativa/Divulgação

Comportamento, vestimenta e presença digital impactam diretamente, em primeiro lugar, a reputação das empresas, afirma consultora Clara Laface

Dados atuais revelam a relevância estratégica da imagem profissional para marcas.

Segundo o LinkedIn Talent Trends Report 2025, organizações com uma marca empregadora forte diminuem o custo por contratação, acima de tudo, em até 50%, além de reduzir o turnover em 28%.

Já o Keevee, em sua compilação “51 Employer Branding Statistics for 2025”, indica, da mesma forma, que 86% dos candidatos pesquisam a reputação das empresas antes de se candidatar e 69% rejeitam ofertas de emprego quando a avaliação da empresa é negativa.

Para a consultora de imagem pessoal e corporativa, Clara Laface, “a imagem pessoal dos colaboradores é uma extensão direta da marca.”

A cada interação, presencial ou digital, passa-se, portanto, uma mensagem que pode reforçar ou comprometer a confiança pública.

Em mercados competitivos, funcionários desalinhados com os valores institucionais podem gerar, além disso, incoerência, desorganização e queda de credibilidade.

A construção da imagem corporativa vai além da aparência e envolve trajes adequados, comunicação verbal e não verbal, postura no ambiente de trabalho e presença digital.

“Hoje, redes sociais, e-mails e videoconferências comunicam imagem. O comportamento online é parte essencial da reputação profissional”, destaca Laface.

E não se trata apenas de evitar deslizes.

Segundo pesquisa da Edelman, 62% dos consumidores confiam mais nas informações publicadas por funcionários do que nas mensagens oficiais da empresa.

Programas de advocacy bem-sucedidos resultam em até 26% de aumento na percepção positiva da instituição.

Políticas de imagem

Para seguir esse direcionamento, as empresas devem começar a levantar seus valores internamente.

“É preciso comunicar de forma objetiva quem a organização é e o que representa, orientando os colaboradores com clareza”, recomenda, em suma, Laface.

O caminho inclui políticas de imagem que respeitem orientação, diversidade e autenticidade, e a oferta de treinamentos de comunicação, postura, etiqueta e imagem pessoal como ferramenta de representação institucional.

Distrair-se dessa postura institucional acarreta erros frequentes: a falsa impressão de que imagem é um tema superficial, ausência de diretrizes claras que deixem funcionários desorientados, exigências genéricas sem considerar diferentes cargos ou contextos e ignorar a cultura interna ao criar políticas de imagem.

Ambientes informais não estão isentos disso.

“Informalidade não é sinônimo de descuido. Dá para adotar dress code flexível e expressar individualidade com profissionalismo”, observa Laface.

O importante é que essa informalidade seja intencional e alinhada à marca.

Apesar de muitos enxergarem imagem como uma questão de vaidade, Laface reforça que se trata de estratégia empresarial.

“Imagem é comunicação. Ignorar isso abre espaço para interpretações equivocadas sobre a empresa”, assinala.

Treinar funcionários em gestão de imagem fortalece reputação, valoriza capital humano e promove conexão genuína com o público.

Em conjunto, dados e especialistas convergem: a imagem profissional, construída sobre três pilares — aparência, comportamento e comunicação — é parte vital da identidade da marca, e agir nesse sentido traz impacto positivo real para empresas em 2025.

Sobre Clara Laface

Clara Laface é consultora de imagem pessoal e corporativa, estrategista com vasta experiência em ajudar pessoas e empresas a se posicionarem com impacto no mercado competitivo.

Com formações nacionais e internacionais em imagem, comunicação e marca pessoal, Clara utiliza a imagem como ferramenta essencial.

Sempre para transmitir valores, credibilidade e propósito, impulsionando a construção de uma marca pessoal forte e respeitada.

Sua expertise inclui palestras, treinamentos e consultorias voltadas para líderes, executivos e equipes, auxiliando na criação de uma imagem alinhada ao propósito e aos objetivos profissionais.

Além disso, Clara é colunista, LinkedIn Creator, stylist da plataforma MYC, e atuou como VP de Marketing da AICI Brasil.

Nessa última ampliou sua visão sobre a importância da imagem no sucesso corporativo.

Para Clara, a imagem vai além de roupas e acessórios; é poderosa ferramenta de comunicação que conecta a essência de cada pessoa aos seus objetivos.

Sua missão é transformar histórias, impulsionar negócios e preparar profissionais para liderarem com confiança e autenticidade.

Se você busca alinhar sua visão e valores com uma imagem impactante, Clara Laface é, em conclusão, a parceira ideal.

Isso, para transformar percepções e, portanto, impulsionar resultados.

You may also read!

Aula Magna, no Cenforpe, dá pontapé inicial a Programa Faculdade Municipal de São Bernardo

Atividade dará boas-vindas nesta quinta-feira (14.08), portanto, aos 200 estudantes que conquistaram bolsas de estudos integrais para quatro cursos

Read More...

Diadema prepara-se para a primeira eleição de prefeito e vice-prefeito mirim

Iniciativa da Secretaria de Educação visa a incentivar, em suma, a participação cidadã e política dos estudantes, desde cedo Em

Read More...

Prefeito Mirim tem tradição resgata com formação de cidadania em São Bernardo

Joaquim Alessi Grande sacada encampada pelo prefeito, Marcelo Lima, pode ser observada pelos vários aspectos que marcam o retorno dessa

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu