Comportamento, vestimenta e presença digital impactam diretamente, em primeiro lugar, a reputação das empresas, afirma consultora Clara Laface
Dados atuais revelam a relevância estratégica da imagem profissional para marcas.
Segundo o LinkedIn Talent Trends Report 2025, organizações com uma marca empregadora forte diminuem o custo por contratação, acima de tudo, em até 50%, além de reduzir o turnover em 28%.
Já o Keevee, em sua compilação “51 Employer Branding Statistics for 2025”, indica, da mesma forma, que 86% dos candidatos pesquisam a reputação das empresas antes de se candidatar e 69% rejeitam ofertas de emprego quando a avaliação da empresa é negativa.
Para a consultora de imagem pessoal e corporativa, Clara Laface, “a imagem pessoal dos colaboradores é uma extensão direta da marca.”
A cada interação, presencial ou digital, passa-se, portanto, uma mensagem que pode reforçar ou comprometer a confiança pública.
Em mercados competitivos, funcionários desalinhados com os valores institucionais podem gerar, além disso, incoerência, desorganização e queda de credibilidade.
A construção da imagem corporativa vai além da aparência e envolve trajes adequados, comunicação verbal e não verbal, postura no ambiente de trabalho e presença digital.
“Hoje, redes sociais, e-mails e videoconferências comunicam imagem. O comportamento online é parte essencial da reputação profissional”, destaca Laface.
E não se trata apenas de evitar deslizes.
Segundo pesquisa da Edelman, 62% dos consumidores confiam mais nas informações publicadas por funcionários do que nas mensagens oficiais da empresa.
Programas de advocacy bem-sucedidos resultam em até 26% de aumento na percepção positiva da instituição.
Políticas de imagem
Para seguir esse direcionamento, as empresas devem começar a levantar seus valores internamente.
“É preciso comunicar de forma objetiva quem a organização é e o que representa, orientando os colaboradores com clareza”, recomenda, em suma, Laface.
O caminho inclui políticas de imagem que respeitem orientação, diversidade e autenticidade, e a oferta de treinamentos de comunicação, postura, etiqueta e imagem pessoal como ferramenta de representação institucional.
Distrair-se dessa postura institucional acarreta erros frequentes: a falsa impressão de que imagem é um tema superficial, ausência de diretrizes claras que deixem funcionários desorientados, exigências genéricas sem considerar diferentes cargos ou contextos e ignorar a cultura interna ao criar políticas de imagem.
Ambientes informais não estão isentos disso.
“Informalidade não é sinônimo de descuido. Dá para adotar dress code flexível e expressar individualidade com profissionalismo”, observa Laface.
O importante é que essa informalidade seja intencional e alinhada à marca.
Apesar de muitos enxergarem imagem como uma questão de vaidade, Laface reforça que se trata de estratégia empresarial.
“Imagem é comunicação. Ignorar isso abre espaço para interpretações equivocadas sobre a empresa”, assinala.
Treinar funcionários em gestão de imagem fortalece reputação, valoriza capital humano e promove conexão genuína com o público.
Em conjunto, dados e especialistas convergem: a imagem profissional, construída sobre três pilares — aparência, comportamento e comunicação — é parte vital da identidade da marca, e agir nesse sentido traz impacto positivo real para empresas em 2025.
Sobre Clara Laface
Clara Laface é consultora de imagem pessoal e corporativa, estrategista com vasta experiência em ajudar pessoas e empresas a se posicionarem com impacto no mercado competitivo.
Com formações nacionais e internacionais em imagem, comunicação e marca pessoal, Clara utiliza a imagem como ferramenta essencial.
Sempre para transmitir valores, credibilidade e propósito, impulsionando a construção de uma marca pessoal forte e respeitada.
Sua expertise inclui palestras, treinamentos e consultorias voltadas para líderes, executivos e equipes, auxiliando na criação de uma imagem alinhada ao propósito e aos objetivos profissionais.
Além disso, Clara é colunista, LinkedIn Creator, stylist da plataforma MYC, e atuou como VP de Marketing da AICI Brasil.
Nessa última ampliou sua visão sobre a importância da imagem no sucesso corporativo.
Para Clara, a imagem vai além de roupas e acessórios; é poderosa ferramenta de comunicação que conecta a essência de cada pessoa aos seus objetivos.
Sua missão é transformar histórias, impulsionar negócios e preparar profissionais para liderarem com confiança e autenticidade.
Se você busca alinhar sua visão e valores com uma imagem impactante, Clara Laface é, em conclusão, a parceira ideal.
Isso, para transformar percepções e, portanto, impulsionar resultados.