Casa da Palavra Mário Quintana recebe circuito de batalha de poesia

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Araújo Paz, do coletivo “Álbum de Rua”, ativo desde 2018/Divulgação

Primeiro encontro do “Slam Fya” acontece, portanto, nesta sexta (20.06), às 19h; para participar é preciso chegar com meia hora de antecedência

A Casa da Palavra Mário Quintana, no Centro de Santo André, vai ser campo, em primeiro lugar, de uma batalha de poesia nesta sexta-feira (20).

A partir das 19h, o espaço recebe, acima de tudo, os primeiros dos quatro encontros que compõem o “Slam Fya”.

Trata-se de um circuito de poesia falada criado com o propósito de unificar o movimento literário na cidade, reunindo poetas, poetisas, MCs e escritores.

Cada edição terá, por exemplo, vagas para oito participantes que deverão se inscrever gratuitamente 30 minutos antes do início do slam.

A atividade, além disso, é gratuita e aberta ao público.

Muito difundido entre os jovens por ser visto como um espaço de resistência e expressão, o slam reúne poetas que declamam versos para o público, que atua como jurado e escolhe um vencedor.

Casa da Palavra. Foto: Alex Cavanha/PMSA

A força e o poder da palavra

Segundo o idealizador do projeto “Slam Fya”, o MC e Slammer Araújo Paz, a força e o poder da palavra, matéria-prima dos poetas, é o que desenvolveu o nome “Fya”, uma expressão rastafári que significa fogo. Rastafári é um movimento religioso e sociocultural que surgiu na Jamaica na década de 1930, entre descendentes de africanos escravizados.

Araújo Paz é representante do coletivo “Álbum de Rua”, que está ativo desde 2018 desenvolvendo atividades de batalhas de rima como “Fluxo de Favela” e “Sarau de Rua”.

No intervalo entre as batalhas, haverá apresentação do DJ Roots Zion SS, com som reggae, e apresentação da cantora Ayiosha. Com referências do hip hop, rap, samba e MPB, Ayiosha trabalha com a palavra rimada e a poesia urbana.

As próximas edições do circuito Slam Fya vão acontecer na Casa da Palavra, nos dias 18 de julho e 15 de agosto, sempre às sextas-feiras, às 19h. O último encontro ainda não está com a data definida.

O projeto é realizado, em conclusão, via projeto Okupa Cultura, que disponibiliza espaços culturais de uso gratuito para iniciativas de produtores de cultura da cidade.

Serviço – Circuito de poesia “Slam Fya”

Data: 20/06 (sexta-feira), às 19h

Local: Casa da Palavra Mário Quintana

Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André
Fotos: Alex Cavanha/PMSA e Divulgação

You may also read!

Ribeirão Pires anuncia Leni Walendy como nova secretária de Educação

Educadora com ampla experiência na gestão pública e na área educacional assumirá a Pasta, portanto, nos próximos dias A Prefeitura

Read More...

Revitalizado, Mirante Santo Antônio ganha binóculo panorâmico 360º em inauguração neste sábado (13.06)

Equipamento doado pela Rede D’Or amplia experiência turística no local, que recebe cerimônia de entrega da revitalização e integra

Read More...

Receita Federal intensifica o cruzamento de dados e aumenta pressão sobre comerciantes

Fiscalização digital exige maior organização fiscal e financeira dos varejistas para evitar riscos de autuação e fortalecer a gestão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu