FUABC conquista certificação de qualidade e desempenho de UTIs

In ABCD On
- Updated

Reconhecimento é chancelado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)

 As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Geral, do 4º andar e do Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) – unidade gerenciada pela Fundação do ABC – receberam em 16 de agosto o selo de Gestão da Qualidade e Desempenho, chancelado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela empresa EPIMED Solutions.

Os certificados foram entregues por representantes da EPIMED à diretoria-geral, assistencial e técnica, coordenação médica e de enfermagem. Também estavam presentes a equipe de enfermagem, fisioterapia, técnicos de enfermagem e auxiliar administrativo em reconhecimento à contribuição da instituição ao renomado banco de dados de terapia intensiva utilizado pelos principais hospitais da América Latina e Europa.

Originalmente, o HMMC possui uma UTI Adulto com 10 leitos. No período da análise dos dados, além desta unidade, o hospital contava com mais duas UTIs, somando 40 leitos em função do cenário pandêmico. A unidade hospitalar funcionou como Centro de Referência para tratamento da Covid-19 desde 18 de março de 2020, mantendo até os dias atuais a ampliação de 10 leitos de UTI. Durante a pandemia, foram realizados cerca de 103 mil atendimentos e 7,6 mil internações. Hoje, a unidade opera com 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19.

Em 2021, quando os dados foram objeto da análise que gerou a certificação, foram realizadas 3,4 mil internações. Entre abril de 2021 e abril de 2022 foram alimentados no sistema da EPIMED 618 novas internações nas UTIs, além de 646 altas. A idade média dos pacientes internados foi de 61 anos.

“O certificado atesta que o hospital gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Anvisa (Diretoria Colegiada Nº 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – de 24 de fevereiro de 2010), por meio do Sistema Epimed Monitor UTI Adulto, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e a segurança dos pacientes. Este reconhecimento traz uma gratificação imensa, que estendo e dedico a todos os colaboradores do hospital”, celebra a diretora-geral da unidade, Heloisa Molinari Calderon.

O objetivo dos indicadores é caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs e compartilhar informações que possam ser úteis na orientação de políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no Brasil.

You may also read!

Campanha da Fraternidade reforça importância do Minha Casa, Minha Vida, destaca Alckmin

Presidente em exercício participou da missa de lançamento da campanha, em Aparecida (SP), neste domingo (22.02), e ressaltou, acima

Read More...

Prefeitura de Santo André dispersa evento e recolhe motos e carros em operação contra barulho

Sétima Operação Sono Tranquilo do ano emitiu, acima de tudo, 17 autuações para bares e adegas por poluição sonora Na

Read More...

Romu persegue, recupera moto furtada e apreende adolescente em São Bernardo

Veículo foi localizado, em suma, a cerca de 300 metros do ponto inicial da abordagem; chave micha com miolo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu