Fiscalização Ambiental do Semasa flagra movimentação de terra e corte ilegal de árvores em área invadida

In Canto do Joca On
- Updated
Foto: Divulgação/Semasa

A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na tarde deste sábado (17) a movimentação irregular de terra e a supressão de dezenas de árvores nativas e exóticas em um terreno junto ao Núcleo dos Missionários (Jardim Santo André).

Com cerca de 15.000 metros quadrados, a área pertence à CDHU e foi invadida. O crime ambiental ainda causou erosão ao solo do local e a movimentação ocorreu para construção de novas moradias irregulares. A ação contou com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar.

Os agentes do Semasa efetuaram o flagrante após ter recebido uma denúncia e, com o auxílio do drone, foi possível constatar a infração ambiental. “Por meio da tecnologia, como o drone, temos a possibilidade de constatar situações que antes seriam improváveis. Um trabalho contínuo para proteger o meio ambiente e a cidade”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A Fiscalização Ambiental apreendeu a máquina escavadeira que estava sendo utilizada e, a partir de agora, para reaver o equipamento o proprietário deverá pagar multas que ultrapassam o valor de R$ 100 mil e ainda cumprir Termo de Compromisso Ambiental para recuperação da área e mitigação dos danos ambientais.

Em Santo André, o Semasa é responsável pela fiscalização de diversos crimes ambientais que possam causar danos ao meio ambiente. A movimentação irregular de terra sem o devido licenciamento, além da supressão de árvores em área particular, sem autorização da autarquia, são uma das atribuições das equipes de Fiscalização Ambiental.

A população pode colaborar enviando denúncias pelos canais oficiais, como site (www.semasa.sp.gov.br), Fale Conosco, ou ainda pelo Facebook da autarquia.

You may also read!

BRK participa de expedição fotográfica com alunos do Instituto Maria Mercês em nascente do rio Tamanduateí

Empresa realizou uma roda de conversa com os alunos e destacou o avanço do serviço de saneamento A BRK, concessionária

Read More...

Ribeirão Pires elege Conselho Municipal de Mobilidade Urbana neste sábado (28.02)

Votação acontece na sede da Guarda Civil Municipal, e define representantes da sociedade civil para o mandato 2026–2028 A Secretaria

Read More...

Café da Manhã em homenagem às mulheres acontece no CIESP de Diadema na quarta (04.03)

Iniciativa tem, além disso, o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu