Fiscalização Ambiental do Semasa flagra movimentação de terra e corte ilegal de árvores em área invadida

Em Canto do Joca - No dia
- Updated
Foto: Divulgação/Semasa

A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na tarde deste sábado (17) a movimentação irregular de terra e a supressão de dezenas de árvores nativas e exóticas em um terreno junto ao Núcleo dos Missionários (Jardim Santo André).

Com cerca de 15.000 metros quadrados, a área pertence à CDHU e foi invadida. O crime ambiental ainda causou erosão ao solo do local e a movimentação ocorreu para construção de novas moradias irregulares. A ação contou com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar.

Os agentes do Semasa efetuaram o flagrante após ter recebido uma denúncia e, com o auxílio do drone, foi possível constatar a infração ambiental. “Por meio da tecnologia, como o drone, temos a possibilidade de constatar situações que antes seriam improváveis. Um trabalho contínuo para proteger o meio ambiente e a cidade”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A Fiscalização Ambiental apreendeu a máquina escavadeira que estava sendo utilizada e, a partir de agora, para reaver o equipamento o proprietário deverá pagar multas que ultrapassam o valor de R$ 100 mil e ainda cumprir Termo de Compromisso Ambiental para recuperação da área e mitigação dos danos ambientais.

Em Santo André, o Semasa é responsável pela fiscalização de diversos crimes ambientais que possam causar danos ao meio ambiente. A movimentação irregular de terra sem o devido licenciamento, além da supressão de árvores em área particular, sem autorização da autarquia, são uma das atribuições das equipes de Fiscalização Ambiental.

A população pode colaborar enviando denúncias pelos canais oficiais, como site (www.semasa.sp.gov.br), Fale Conosco, ou ainda pelo Facebook da autarquia.

Você também pode ler!

Santo André imuniza munícipes com síndrome de Down e transplantados contra a Covid-19

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta segunda-feira (10.05) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19,

Read More...

Sócios terão gasolina a R$ 3,50/litro no aniversário do Sindicato

Nesta quarta-feira (12.05), data em que completa 62 anos, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza a ação ‘Combustível

Read More...

GCM de São Caetano detém homem por violência doméstica e lesão corporal no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano deteve em flagrante um homem de 56 anos por ameaça, violência

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu