Fiscalização Ambiental do Semasa flagra movimentação de terra e corte ilegal de árvores em área invadida

In Canto do Joca On
- Updated
Foto: Divulgação/Semasa

A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na tarde deste sábado (17) a movimentação irregular de terra e a supressão de dezenas de árvores nativas e exóticas em um terreno junto ao Núcleo dos Missionários (Jardim Santo André).

Com cerca de 15.000 metros quadrados, a área pertence à CDHU e foi invadida. O crime ambiental ainda causou erosão ao solo do local e a movimentação ocorreu para construção de novas moradias irregulares. A ação contou com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar.

Os agentes do Semasa efetuaram o flagrante após ter recebido uma denúncia e, com o auxílio do drone, foi possível constatar a infração ambiental. “Por meio da tecnologia, como o drone, temos a possibilidade de constatar situações que antes seriam improváveis. Um trabalho contínuo para proteger o meio ambiente e a cidade”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A Fiscalização Ambiental apreendeu a máquina escavadeira que estava sendo utilizada e, a partir de agora, para reaver o equipamento o proprietário deverá pagar multas que ultrapassam o valor de R$ 100 mil e ainda cumprir Termo de Compromisso Ambiental para recuperação da área e mitigação dos danos ambientais.

Em Santo André, o Semasa é responsável pela fiscalização de diversos crimes ambientais que possam causar danos ao meio ambiente. A movimentação irregular de terra sem o devido licenciamento, além da supressão de árvores em área particular, sem autorização da autarquia, são uma das atribuições das equipes de Fiscalização Ambiental.

A população pode colaborar enviando denúncias pelos canais oficiais, como site (www.semasa.sp.gov.br), Fale Conosco, ou ainda pelo Facebook da autarquia.

You may also read!

GCM de Santo André efetua primeira prisão com uso de câmeras com reconhecimento facial

Sistema integrado à Muralha Paulista identificou, em primeiro lugar, no Centro, foragido da Justiça condenado por estupro de vulnerável A

Read More...

Greve: Conselho Universitário da Medicina ABC chama paralisação em defesa da renovação na Fundação

Joaquim Alessi Em manifestação inusitada e emblemática, o Conselho Universitário do Centro Universitário da Faculdade de Medicina ABC, órgão máximo

Read More...

GCM de São Bernardo resgata criança autista perdida na madrugada após encontrá-lo correndo em via movimentada

Criança de 8 anos, não verbal, foi escoltada por aproximadamente 4 km até chegar em casa após recusar entrar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu