Finalistas da Febrace desenvolvem bebedouro inteligente para gatos

In ABCD, Ciência e Tecnologia, Educação, Inovação On
- Updated
Pedro Lima, o orientador Marcelus Guirardello, Julia da Silva e Vinícius dos Santos na 15ª edição da Bentotec. Foto: Divulgação ‌

Objetivo de tecnologia criada por alunos da Etec Bento Quirino, de Campinas, é, acima de tudo, monitorar ingestão de água por felinos domésticos evitando doenças do trato urinário

A falta de hidratação é, em primeiro lugar, uma das principais causas de enfermidades do trato urinário e doenças renais crônicas em gatos, condições que causam muito sofrimento aos bichinhos.

Para evitar esse problema, três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, desenvolveram, portanto, o Millwisp.

Trata-se de um sistema inteligente integrado para prevenção de doenças do trato urinário em felinos.

Um bebedouro automático projetado para monitorar e incentivar o consumo hídrico dos felinos domésticos.

Ele é acompanhado de um aplicativo, que pode ser acessado pelo celular, para visualização dos dados coletados no protótipo físico.

O recipiente é equipado com sensores e microcontroladores que registram informações como volume e temperatura.

Com isso, garante o acesso constante a água fresca e corrente, conforme as preferências naturais dos gatos.

Registro preciso

“A interação entre um dispositivo de radiofrequência fixado à coleira do animal e os sensores localizados no bebedouro permite o registro preciso de cada acesso do felino à fonte de água”, explica um dos alunos autores do projeto, Pedro Otávio Lima.

“Os dados coletados são transmitidos em tempo real para uma aplicação móvel, possibilitando aos tutores o monitoramento dos hábitos hídricos de seus pets e a identificação de padrões ou anomalias na ingestão de água”, relata.

“Assim como ocorre com outros modelos existentes no mercado, nosso bebedouro incentiva os gatos a beber água por meio de estímulo sonoro e visual”, acrescenta o estudante.

“Nosso diferencial é a funcionalidade da coleta de dados e a geração de estatísticas como a frequência de hidratação e a quantidade de água que os gatos consomem, permitindo que os tutores conheçam detalhadamente os hábitos dos seus pets”, diz ainda.

Pedro desenvolveu o projeto com seus colegas da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Julia Amorim da Silva e Vinícius Melesque dos Santos, com os professores Marcelus Guirardello e Wania Maria Battacini dei Santi como orientador e coorientadora, respectivamente.

Confira mais informações sobre o Millwisp no site do projeto e nos perfis do Instagram e Linkedin.

Feiras de ciência, tecnologia e inovação

O Millwisp tem se destacado em mostras competitivas.

Neste mês de março, será um dos 14 projetos de estudantes das Etecs do Centro Paula Souza (CPS) que participarão da final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), da Universidade de São Paulo (USP).

A Etec Bento Quirino conta com mais um projeto entre os finalistas: Incluza – conexão e acessibilidade para pessoas com TEA.

Além disso, o projeto conquistou primeiro lugar na categoria “Ciência e Saúde” nas duas últimas edições da Feira de Ciências e Tecnologia da Etec Bento Quirino (Bentotec).

Na última edição, em outubro de 2024, o evento apresentou cerca de 120 trabalhos acadêmicos para um público estimado de 6 mil visitantes.

“Os alunos começaram o projeto em 2023. Foram evoluindo, tiveram muitos problemas e dificuldades, mas superaram. Deram sequência ao trabalho e melhoraram o protótipo, elaboraram o site e outras interfaces”, elogia, em suma, o professor Marcelus.

“A Febrace é um novo desafio, uma feira de nível muito alto, com projetos do Brasil inteiro. Será uma experiência enriquecedora”, diz, em conclusão.

You may also read!

São Bernardo formaliza entrega de área com mais de 22 mil m² para ‘Cidade da Polícia’ e confirma DDM 24h 

Estrutura irá garantir atendimento ininterrupto às mulheres vítimas de violência e reunirá, em um único espaço, diferentes órgãos especializados

Read More...

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Avanço das tecnologias de segurança veicular alertam motoristas, por exemplo, sobre os riscos no trânsito O aumento do fluxo nas

Read More...

Rio Grande da Serra participa de reunião com a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, sobre programas de qualificação profissional

Encontro no Palácio dos Bandeirantes apresentou, em primeiro lugar, resultados na Grande São Paulo e reforçou parceria para ampliar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu