“Fevereiro Laranja” de Thiago Auricchio entra em vigor

In Política On
- Updated

Prestes a completar um ano de mandato, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) vê sua primeira lei, o ‘Fevereiro Laranja’, entrar em vigor neste mês. A norma prevê que sejam realizadas ações de combate e conscientização da leucemia por todo o Estado. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 10.800 novos casos por ano da doença.

                “O primeiro passo para enfrentarmos a leucemia é municiar o cidadão sobre a importância dos cuidados constantes com a saúde, da realização de exames e de consultas. É uma doença que inicialmente confunde a população por ter sintomas parecidos com o de gripes ou resfriados e isso faz com que a pessoa não dê tanta atenção ao quadro clínico”, explica o deputado estadual.

                De acordo com a Lei nº 17.207, que instituiu a campanha em São Paulo, as atividades desenvolvidas durante o mês poderão contar com a cooperação da iniciativa privada, de entidades civis ou de organizações profissionais ou científicas que possam prestar esclarecimentos e informações sobre a doença e suas formas de detecção e tratamento.

                “A ideia é que grandes ações possam ser desenvolvidas no Estado para a conscientização da população. Quando identificada precocemente, a leucemia tem grande chance de cura, em caso de adolescentes e adultos de quase 80% e idosos 20%. Ou seja, quando mais informações levarmos mais pessoas podem ser curadas ou ter mais qualidade de vida por iniciar o tratamento ainda no estágio inicial”, pontua Thiago Auricchio.

                A detecção da leucemia pode ser feita por meio de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos e entre os principais sintomas da doença estão: febre ou suores noturnos, anemia, cansaço extremo, sangramentos na gengiva ou no nariz, infecções recorrentes como resfriados, perda de peso sem motivo aparente, entre outros.

                “Além dessas ações, queremos incentivar a doação de sangue e de medula óssea. Em alguns casos, não em todos, o transplante de medula é uma das maneiras de enfrentar a leucemia. Vamos levar essa questão também e de alguma forma contribuir para o enfrentamento desse câncer”, conclui o parlamentar.

You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu