Apresentações culturais, concurso de cosplay e gastronomia típica atraíram público ao evento que aconteceu neste domingo (03.09)
O Paço Municipal de Ribeirão Pires sediou neste domingo (03.09), em primeiro lugar, a segunda edição do Festival Oriental da cidade.
A organização estima, acima de tudo, que mais de 6.000 visitantes passaram pelo evento, das 10h às 19h.
Gastronomia típica, concurso de cosplay, apresentações musicais e a parada taikô, com grupo Washi Daiko e convidados, foram destaques da programação.
Família
Oficinas culturais foram atrações gratuitas da festa. Fabiana Vieira, do Jardim Valentina, levou o neto, Kaique Graciliano, para curtir o Festival Oriental.
“Ele gosta muito dessa cultura”, disse, em resumi, Fabina, que revelou que o menino tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) e possui facilidade com novos idiomas.
Kaique foi um dos alunos da oficina de escrita japonesa. “Ele também quer aprender inglês e coreano”, afirmou, além disso.
Gastronomia
Na área gastronômica, pãozinho do Kung Fu Panda, Lamen do Naruto, yakisoba, pasteis, crepe japonês, temaki, poke e hot roll foram opções em cardápio variado.
Ian da Silva, 10 anos, acompanhado de seu pai, Wendel da Silva, 46, é fã de Naruto e provou, pela primeira vez, Lamen temático.
“Estou comendo como se fosse o macarrão do Naruto”, disse. O menino aprovou a programação do evento. “O que mais gostei foram os cosplays. Sempre quis ver esses personagens de perto”.
Parada Taikô
Entre as apresentações culturais típicas de países do Oriente, a Parada Taikô atraiu os olhares dos visitantes.
A atração contou, por exemplo, com participação do grupo ribeirão-pirense Washi Daiko e convidados vindos de São Paulo.
“A agenda de atividades culturais de Ribeirão Pires está cada dia mais forte. Recebemos público familiar, de crianças a idosos, aqui no Festival Oriental. Em nossos eventos, a cultura é protagonista, e isso está ganhando os visitantes e fazendo nossa cidade se tornar referência na região e em todo o Estado”, avaliou, por exemplo, o prefeito Guto Volpi.
O mágico Ossamá Sato, Bom Odori (dança tradicional japonesa), grupo de dança da EMARP – Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, e demonstração de jiu-jitsu da Escola i9 DOJO também integraram a programação.
O Festival Oriental promoveu, da mesma forma, concurso de cosplay nas categorias pet, fofura (até 3 anos), kids (4 a 12 anos) e adulto.
A Rua Felipe Sabbag foi, além disso, fechada ao trânsito para sediar a Feira de Artesanato local.
Expositores apresentaram, também, em conclusão, itens artesanais e de vestuário típicos do oriente.