Festival Oriental leva 6 mil à Estância

In ABCD, Cultura, Turismo On
- Updated

Apresentações culturais, concurso de cosplay e gastronomia típica atraíram público ao evento que aconteceu neste domingo (03.09)

O Paço Municipal de Ribeirão Pires sediou neste domingo (03.09), em primeiro lugar, a segunda edição do Festival Oriental da cidade.

A organização estima, acima de tudo, que mais de 6.000 visitantes passaram pelo evento, das 10h às 19h.

Gastronomia típica, concurso de cosplay, apresentações musicais e a parada taikô, com grupo Washi Daiko e convidados, foram destaques da programação.

Família

Oficinas culturais foram atrações gratuitas da festa. Fabiana Vieira, do Jardim Valentina, levou o neto, Kaique Graciliano, para curtir o Festival Oriental.

“Ele gosta muito dessa cultura”, disse, em resumi, Fabina, que revelou que o menino tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) e possui facilidade com novos idiomas.

Kaique foi um dos alunos da oficina de escrita japonesa. “Ele também quer aprender inglês e coreano”, afirmou, além disso.

Gastronomia

Na área gastronômica, pãozinho do Kung Fu Panda, Lamen do Naruto, yakisoba, pasteis, crepe japonês, temaki, poke e hot roll foram opções em cardápio variado.

Ian da Silva, 10 anos, acompanhado de seu pai, Wendel da Silva, 46, é fã de Naruto e provou, pela primeira vez, Lamen temático.

“Estou comendo como se fosse o macarrão do Naruto”, disse. O menino aprovou a programação do evento. “O que mais gostei foram os cosplays. Sempre quis ver esses personagens de perto”.

Parada Taikô

Entre as apresentações culturais típicas de países do Oriente, a Parada Taikô atraiu os olhares dos visitantes.

A atração contou, por exemplo, com participação do grupo ribeirão-pirense Washi Daiko e convidados vindos de São Paulo.

“A agenda de atividades culturais de Ribeirão Pires está cada dia mais forte. Recebemos público familiar, de crianças a idosos, aqui no Festival Oriental. Em nossos eventos, a cultura é protagonista, e isso está ganhando os visitantes e fazendo nossa cidade se tornar referência na região e em todo o Estado”, avaliou, por exemplo, o prefeito Guto Volpi.

O mágico Ossamá Sato, Bom Odori (dança tradicional japonesa), grupo de dança da EMARP – Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, e demonstração de jiu-jitsu da Escola i9 DOJO também integraram a programação.

O Festival Oriental promoveu, da mesma forma,  concurso de cosplay nas categorias pet, fofura (até 3 anos), kids (4 a 12 anos) e adulto.

A Rua Felipe Sabbag foi, além disso, fechada ao trânsito para sediar a Feira de Artesanato local.

Expositores apresentaram, também, em conclusão, itens artesanais e de vestuário típicos do oriente.

You may also read!

Campanha chega à marca de 245 toneladas em doações de São Bernardo ao Rio Grande do Sul

Ajuda humanitária às vítimas da tragédia causada pelas chuvas é, em primeiro lugar, fruto da atuação conjunta envolvendo Prefeitura,

Read More...

São Bernardo dá novo passo e expande campanha de coleta seletiva aos condomínios

Em plano de educação ambiental, equipes farão trabalho de conscientização para atingir um terço da população da cidade que

Read More...

Maio Vermelho: Centro de Especialidades Odontológicas de Ribeirão Pires realiza diagnóstico de câncer bucal

Coordenadora do serviço da Prefeitura reforça, acima de tudo, importância do autoexame e também de procedimentos de rotina O Maio

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu