Fazenda de São Caetano presta contas à sociedade em audiência na Câmara

In Economia On
- Updated
Prefeito Auricchio e o secretário de Fazenda Jefferson Cirne da, Costa

Em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal nesta sexta-feira (29/5) e transmitida a distância por rede social, o secretário de Fazenda Jefferson Cirne da Costa apresentou um balanço de sua pasta no primeiro quadrimestre de 2020.

Os impactos da pandemia de coronavírus nas finanças da cidade foram o tema central de sua explanação. Segundo o titular da Fazenda, a crise evidencia-se especialmente nas arrecadações do mês de abril, que tiveram uma queda de 13,76% em relação ao mesmo período de 2019 – o que representa cerca de R$ 11,5 milhões a menos.

“Esta é a mais aguda crise que já enfrentamos e ela começa a afetar as contas municipais. Mas a crise não nos exime da responsabilidade de manter as contas do município no azul”, ponderou o secretário em sua explanação.

Por isso, a Secretaria de Fazenda já está adotando medidas de austeridade. Com base nas arrecadações de abril, foi feita uma projeção de queda de 11,35% da receita corrente no ano de 2020, em relação a 2019. Para equilibrar essa queda, a Fazenda está fazendo um contingenciamento, ou seja, um congelamento de despesas do município da ordem de 12%.

INVESTIMENTOS E TRANSPARÊNCIA

A boa notícia é que, graças à capacidade de crédito conquistada pela Prefeitura, importantes obras realizadas pela administração pública, como a construção de escolas, por exemplo, não vão parar. “A construção civil é imprescindível para a geração de mão-de-obra e renda de uma cidade”, destacou o secretário na audiência.

Mas ninguém precisa se preocupar com relação ao endividamento da cidade. Os cálculos indicam que o município de São Caetano apresenta um endividamento 6,69% em relação à receita corrente líquida. “Um valor pequeno, quando comparado ao de outras cidades e resultado tão somente de operações de crédito que reverterão no crescimento da cidade”, afirma o secretário.

You may also read!

Nove ônibus zero, acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi renovam frota do transporte público de São Caetano

São Caetano tem, em primeiro lugar, Tarifa Zero, transporte público gratuito, desde novembro de 2023. E agora, além disso, os

Read More...

Mais de 400 entidades de todo o Estado participam da Audiência Pública promovida pela Deputada Carla Morando e MACF

Mais de 400 entidades participaram da Audiência Pública para discutir o Programa Nota Fiscal Paulista, promovida pela deputada estadual

Read More...

Morando sanciona lei que torna obrigatória presença da GCM nas escolas municipais

Medida pioneira, criada pela Prefeitura de São Bernardo em abril de 2023, visa garantir a segurança na comunidade escolar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu