Iniciativa será viabilizada por emenda parlamentar do deputado estadual Teonilio Barba e destinada à entidade regional
O Governo do Estado autorizou convênio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Consórcio Intermunicipal ABCD.
O objetivo é a elaboração de projeto de fortalecimento da economia solidária nas sete cidades.
A autorização do governador João Doria foi publicada nesta quinta-feira (13/8) do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
A iniciativa, para esclarecer, será viabilizada por emenda parlamentar de R$ 300 mil do deputado estadual Teonilio Barba destinada à entidade regional.
Ela já foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no ano passado e, portanto, incluída no orçamento do governo estadual.
Fragilidades
O objetivo do estudo é apontar as atuais fragilidades e também as potencialidades deste modelo de organização de atividades econômicas caracterizado pela autogestão e pela cooperação em empreendimentos coletivos.
Além disso, visa a capacitar os empreendimentos existentes e auxiliar outros que possam se organizar.
O presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que a iniciativa vai contribuir para estimular a economia solidária.
Consequentemente, nas sete cidades deve fortalecer uma nova maneira de empreender e gerar renda e empregabilidade.
“A economia solidária tem ganhado espaço no mercado, pois traz propostas de geração de trabalho e renda que priorizam o desenvolvimento da sociedade como um todo”, afirmou.
Agradecimento
Maranhão, em outras palavras, agradeceu ainda a iniciativa do deputado Teonilio Barba, que propôs a destinação dos recursos à entidade regional para a viabilização do projeto.
“O Consórcio ABC é um exemplo nacional e internacional para o desenvolvimento de políticas públicas regionais. Nosso trabalho ganha ainda mais força com o apoio dos deputados que representam o Grande ABC na Assembleia Legislativa e no Congresso”, concluiu Maranhão.
O objetivo do estudo é apontar as atuais fragilidades e também as potencialidades deste modelo de organização de atividades econômicas caracterizado pela autogestão e pela cooperação em empreendimentos coletivos, além de capacitar os empreendimentos existentes e auxiliar outros que possam se organizar.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou, enquanto isso, que a iniciativa vai contribuir para estimular a economia solidária.
E ainda, nas sete cidades, fortalecer uma nova maneira de empreender e gerar renda e empregabilidade.
“A economia solidária tem ganhado espaço no mercado, pois traz propostas de geração de trabalho e renda que priorizam o desenvolvimento da sociedade como um todo”, afirmou.
Maranhão agradeceu ainda a iniciativa do deputado Teonilio Barba, que propôs a destinação dos recursos à entidade para a viabilização do projeto.
Exemplo
“O Consórcio é um exemplo nacional e internacional para o desenvolvimento de políticas públicas regionais”, disse Maranhão.
Em conclusão, assinalou: “Nosso trabalho ganha ainda mais força com o apoio dos deputados que representam o Grande ABC na Assembleia Legislativa e no Congresso”.