Empresa alerta sobre cuidados com sistema de climatização para evitar propagação do Coronavírus

In Ciência e Tecnologia On
- Updated
Edson Alves, diretor-presidente da GRSC

Para auxiliar na redução do risco de contaminação de pessoas com o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, a Star Center Climatização, uma das empresas da holding GRSC com sede no ABCD, criou uma manual para seus clientes com dicas de algumas  ações técnicas e operacionais simples para serem adotadas no sistema de climatização.

“Importante salientar que tais ações têm caráter complementar e, de forma alguma, substituem aquelas determinadas pelos órgãos públicos reguladores, autoridades médicas e por procedimentos corporativos de contingência para o uso e limpeza dos ambientes. Sua  aplicação deve respeitar as características específicas de cada sistema e dos ambientes atendidos, especialmente, os de missão crítica e dedicados a atividades especiais, tais como, aqueles que necessitam de controle simultâneo de temperatura, umidade, pressão e limpeza do ar, como salas limpas de laboratórios, centros cirúrgicos, processos industriais e semelhantes”, explica o diretor-presidente da GRSC, Edson Alves.

Os filtros utilizados nos sistemas de climatização de conforto (comércios e escritórios), normalmente são filtros grossos e eventualmente filtros médios, insuficientes para a retenção do novo coronavírus, mas importantes para a assegurar a qualidade do ar interior. Assim, quando for possível, é recomendável utilizar filtros de maior eficiência.

Renovação de ar 
Como o objetivo é diminuir o risco de contaminação em ambientes de trabalho essenciais ou que futuramente voltarão a funcionar, já que não é possível definir a taxa de emanação de contaminantes gerado por pessoas assintomáticas em um ambiente interno, aconselha-se aumentar a taxa de ar exterior insuflado no ambiente ocupado e, consequentemente, o índice de renovação do ar interno,  a fim de diminuir a concentração do vírus.

Em sistemas de climatização que não possuem reposição de ar externo, é importante manter o equipamento desligado e abrir portas e janelas que dão para o ambiente externo. Já nos empreendimentos mais modernos que não possuem a opção de abertura de janela para o ambiente externo, deve-se diminuir o ar de retorno e aumentar o ar exterior, caso o sistema permita.
Os ventiladores de reposição de ar externo, devem ficar ligados as 24  horas do dia, inclusive nos finais de semana e, quando o ventilador permitir a variação de vazão, deve-se ligar com rotação máxima com 2 horas antes do início das atividades e desligar com 2 horas após seu término, mantendo-se a rotação mínima fora deste horário. Os exaustores de sanitários, vestiários, cozinhas e copas devem permanecer ligados durante todo o dia, inclusive aos finais de semana. Os condicionadores de ar que possuem controle entálpico devem trabalhar com 100% de ar externo.
“Como a transmissão do vírus também ocorre através do ar, é recomendável intensificar as ações de manutenção preventiva dos sistemas de ar condicionado, conforme determinação do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), documento específico para cada edificação que conta com sistema de climatização. Quando aplicadas de forma efetiva, garantem a qualidade do ar interno. Entretanto, uma vez que sistemas de ar condicionado são formados por elementos dinâmicos, o reforço nos cuidados com sua operação, numa situação crítica como a atual, pode evitar desvios e mau funcionamento que viriam a prejudicar o índice de qualidade do ar tratado. A avaliação do estado dos filtros de ar com maior frequência é recomendável, com o mesmo objet ivo. Est as medidas ajudam na preservação da saúde dos usuários e o controle adequado da temperatura e umidade do ambiente também contribuem com a redução do consumo energético do sistema”, reforça Edson Alves.

Há 30 anos, a Star Center trabalha com projetos e instalação de climatização, proporcionando o conforto térmico para os mais variados tipos de construção. É uma das poucas empresas do Brasil especializadas em certificação Leed (obras sustentáveis).

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu