Pequenos negócios lucram com a superfruta e impulsionam, além disso, mercado em expansão
O mercado de açaí no Brasil tem apresentado, em primeiro lugar, crescimento expressivo.
Isso, impulsionado, em suma, pelo aumento da demanda por alimentos naturais e nutritivos.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a produção de açaí no País cresceu 70% nos últimos cinco anos.
O crescimento consolidou o fruto amazônico, acima de tudo, como um dos mais procurados por consumidores preocupados com saúde e bem-estar.
Tal cenário favorável tem aberto oportunidades a pequenos empreendedores que investem em franquias, delivery e produtos inovadores à base de açaí.
Além de impulsionar o setor de alimentação saudável, essa expansão fortalece o microempreendedorismo.
Além disso, gera empregos diretos e indiretos, beneficiando desde comunidades produtoras até empreendedores urbanos.
Um dos destaques desse crescimento é a Açaí Formosa, rede de franquias que encerrou 2024 com 126 unidades em São Paulo.
Com mais de uma década de atuação, a empresa comercializa cerca de 80 toneladas de açaí por mês e se consolidou como referência no setor. A estratégia da marca envolve uma expansão planejada, garantindo qualidade e inovação no mix de produtos.
Tais fatorese atraem novos investidores interessados no mercado promissor do açaí.
São Paulo e ABCD
No primeiro quadrimestre de 2025, a marca impulsiona sua presença no Sudeste e fortalece sua rede de franquias, inaugurando entre março e abril cinco novas unidades, incluindo sua entrada em dois estados estratégicos: Minas Gerais, em Extrema e no Rio de Janeiro, na capital, na Barra da Tijuca.
Em São Paulo, a franquia amplia sua capilaridade com novas lojas em Paraisópolis, na capital, e nas cidades de Santo André e Diadema, no ABCD.
Segundo Rodrigo Santana, gerente de expansão da Açaí Formosa, a entrada da rede em Minas Gerais e Rio de Janeiro faz parte de uma estratégia de crescimento sustentável, voltada para mercados com alta demanda e potencial de expansão.
“Nosso foco está na produção própria de açaí e na constante inovação do portfólio, garantindo um padrão elevado de qualidade, sabor e experiência para os clientes”, destaca Santana.
Além do crescimento das franquias, os números de exportação, da mesma forma, também impressionam.
Segundo a Agência Pará, o Estado, maior produtor nacional de açaí, exportou 4,2 mil toneladas do fruto no primeiro semestre de 2024.
Um crescimento de 86,92% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O valor das exportações atingiu US$ 15,84 milhões, evidenciando a crescente aceitação do produto no mercado internacional.
“Com um mercado em constante expansão, o açaí deixou de ser apenas um fruto típico da Amazônia para se tornar uma oportunidade lucrativa para empreendedores de todo o Brasil. O crescimento do setor impulsiona novas formas de consumo e consolida o açaí como um dos principais protagonistas da indústria de alimentos saudáveis”, disse, em conclusão, o gerente de expansão da marca.