Programa da Prefeitura recebe turma de 2026 e marca, acima de tudo, início de novas histórias para 200 estudantes; entrega de kits, acolhimento e apresentação da estrutura simbolizaram recomeço
A emoção marcou, em primeiro lugar, o depoimento do músico Antônio Macário, pai do estudante João Vitor, de 18 anos.
O morador da Vila São Pedro celebrou, em suma, o acesso do filho nesta nova etapa da Faculdade Municipal de São Bernardo.
“É uma alegria e um orgulho enorme ver meu filho chegando à faculdade. Ele é um jovem da comunidade e ter essa oportunidade muda tudo. A gente sabe que nem toda cidade tem um projeto como esse. Aqui em São Bernardo tem, e isso faz diferença na vida das famílias. O que eu puder fazer para apoiar ele nessa caminhada, vou fazer. É uma conquista dele, mas também é uma conquista para todos nós”, disse.
Para 200 novos estudantes da Faculdade Municipal de São Bernardo, esta segunda-feira (09.02) representou mais do que o início de um ciclo para 2026.
Foi, além disso, o começo de novas histórias de vida, construída a partir do acesso ao Ensino Superior gratuito, da qualificação profissional e da oportunidade de transformação social por meio da Educação.
Em encontro na instituição, a Prefeitura de São Bernardo realizou a recepção oficial dos novos alunos dos cursos de Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Marketing Digital.
Acolhimento
O encontro na Faculdade Municipal, com sede na Rua Marechal Deodoro, foi voltado ao acolhimento, integração e apresentação da estrutura acadêmica.
Os estudantes conheceram, portanto, professores, coordenação pedagógica e receberam, da mesma forma, os kits institucionais.
Os mesmos, da mesma forma, têm camiseta, materiais acadêmicos e orientações para o início da jornada universitária.
João Vitor comemorou a aprovação na Faculdade Municipal de São Bernardo e frisou a expectativa com o início da graduação.
“Me dediquei muito para conseguir essa vaga e fiquei muito feliz quando soube que tinha passado. Agora quero aproveitar ao máximo essa oportunidade, aprender bastante e me preparar para o mercado de trabalho. É uma área que oferece muitas possibilidades, quero me profissionalizar e construir uma carreira sólida”, afirmou, em suma.
Acesso ampliado
Com a nova turma, a Faculdade Municipal passa a contar com 400 alunos matriculados, divididos em oito turmas de 50 estudantes, consolidando o avanço do projeto encampado pela gestão Marcelo Lima, que tem como foco ampliar o acesso ao Ensino Superior público e gratuito no município.
A recepção foi organizada por curso, facilitando, por exemplo, a integração entre alunos, docentes e coordenação.
As aulas presenciais terão início em 24 de fevereiro, enquanto a Aula Magna será realizada no dia anterior, no Cenforpe, com participação dos estudantes e familiares. As aulas à distância já foram iniciadas para os novos alunos.
A estrutura física conta com quatro salas presenciais, incluindo um espaço equipado com 20 computadores, que poderão ser utilizados para pesquisas acadêmicas e acesso à plataforma digital educacional.
O prédio passou por revitalização completa após anos abandonado.
Para muitos estudantes, o ingresso na faculdade representa não apenas o início da carreira, mas também a chance de recomeçar.
É o caso de Maria Inês, de 52 anos, aluna do curso de Gestão Ambiental.
“Essa oportunidade é a realização de um sonho. É a chance de recomeçar e também de contribuir com a comunidade. Escolhi Gestão Ambiental porque acredito que cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro de todo mundo. Hoje já me vejo trabalhando na área, fazendo a diferença. Essa faculdade mostra que nunca é tarde para aprender e mudar de vida”, salientou.
Investimento nas pessoas
Durante a recepção das novas turmas, o prefeito, Marcelo Lima, ressaltou o objetivo da iniciativa e o impacto social do projeto para a cidade.
“São Bernardo vive um momento diferente, com mais oportunidades e mais investimentos nas pessoas. A Faculdade Municipal é uma iniciativa inédita que nasceu para garantir oportunidade para quem tem sonho e vontade de estudar, mas muitas vezes não teria condições de pagar uma universidade. Hoje estamos recebendo uma nova turma e entregando os kits completos, com materiais e orientações para o início desta jornada”, assinalou.
Um dos precursores da implantação do projeto, o secretário-executivo de Programas Governamentais, Hiroyuki Minami, destacou o papel da faculdade dentro das políticas públicas de desenvolvimento social do município.
“A Faculdade Municipal representa uma política pública pensada para ampliar o acesso ao Ensino Superior e criar oportunidades reais de crescimento profissional. Cada aluno que entra aqui carrega um sonho, uma história e uma expectativa de futuro. Ver esse projeto funcionando, com estrutura adequada, professores qualificados e estudantes motivados, mostra que São Bernardo está no caminho certo ao investir em educação como ferramenta de transformação social”, disse, em conclusão.
