Mario Cortela é citado no debate e diz: “Somos diferentes mas não desiguais”
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, promoveu nesta quinta-feira (28.07), debate sobre “Diversidade”, com estagiários da rede municipal de ensino.
A palestrante estagiária de Psicologia do APSE, Bruna Rafaeli, tratou, acima de tudo, de temas muito discutidos na sociedade em tempos atuais.
“A Diversidade proporciona a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade, já que vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano”, disse.
A representatividade étnica e cultural, seja no local de trabalho, na política ou em qualquer outro ambiente, é um fator imprescindível para combater o medo que muitos de nós sentimos do novo.
Quando crianças, recebemos imposições limitantes que muitas vezes ensinam de forma errada o que podemos ser ou fazer.
“Devemos usar nossa reflexão, sempre que o assunto for Diversidade e nos colocar sempre no lugar do outro, seja culturalmente, étnica ou geograficamente”, complementou.
A Orientadora Educacional Maria Aparecida Almeida observa que discutir sobre diversidade deve fazer parte do cotidiano de todas as Instituições.
Isso agrega a real visão do que é empatia e comprometimento com a vida.
“Isso faz com que as pessoas ponham em práticas ações pautadas na relação com o outro, sabendo que cada um, em sua particularidade, seja compreendido e respeitado”, reflete, em conclusão.