O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) de São Bernardo deliberou neste sábado (16.10), por unanimidade, em primeiro lugar, apoio à candidatura do governador de São Paulo, João Doria, na votação das prévias para escolha do representante do partido à Presidência da República.
As prévias acontecerão, acima de tudo, em 21 de novembro.
Além de Doria, participam da disputa interna o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
O anúncio ocorreu após reunião da executiva municipal realizada na sede do partido na cidade, na Avenida Barão de Mauá, no bairro Chácara Inglesa.
Participaram o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o presidente do PSDB de São Bernardo, Adelmo Meira, o coordenador regional do partido para o ABCD, Flávio Rodrigues dos Santos, o membro da executiva estadual, Márcio Canuto, além de secretários municipais filiados à legenda e vereadores da bancada do PSDB.
São Bernardo tem hoje, além disso, a maior bancada de vereadores do Brasil, com 10 vereadores titulares.
“Não tenho a menor dúvida de que a população brasileira buscará uma nova opção para administrar o País, que não é o petismo e nem o bolsonarismo. E neste quesito, João Doria teve a coragem de enfrentar um presidente negacionista e também tem uma marca de ser um forte adversário do PT, como eu sou aqui em São Bernardo do Campo”, destacou, em suma, Morando.
Pesos diferentes
A votação das prévias, em 21 de novembro, será indireta e terá pesos diferentes entre filiados em geral, dirigentes e filiados com cargos eletivos.
Os 565 prefeitos e 445 vices formam 25% do eleitorado, os 4.297 vereadores e 272 deputados estaduais, outros 25%.
Governadores, vices, senadores, deputados e o presidente nacional do partido representam o terceiro bloco e os filiados em geral, em conclusão, o quarto.