Entre abril e novembro, equipamentos culturais da cidade vão receber, portanto, o evento que visa a fomentar a leitura entre os munícipes
Quem não tem, por exemplo, uma pilha de livros já lidos abandonada em casa que atire a primeira pedra.
Com o objetivo de fazer esse acervo circular, incentivar a economia circular e fomentar a leitura entre os moradores da cidade, a Secretaria de Cultura de Diadema realiza, em suma, entre abril e novembro, o I Festival de Troca de Livros do município.
Sob responsabilidade da Rede de Bibliotecas Municipais, o evento vai ser realizado, em primeiro lugar, em diferentes equipamentos culturais de todas as regiões da cidade.
Vai ser realizado, portanto, em abril, junho, agosto e novembro, com o objetivo de dinamizar e valorizar o hábito da leitura.
O evento será, acima de tudo, gratuito e não será permitido nenhum tipo de comercialização dos itens (livros de literatura nacional, estrangeira, infantil, infanto-juvenil e juvenil, quadrinhos, vinil e cd’s).
Também não serão aceitos, da mesma forma, livros didáticos ou em mau estado de conservação.
Compromisso
“Fomentar a leitura é um dos grandes compromissos da Rede de Bibliotecas de Diadema”, explicou, em resumo, a coordenadora da rede.
“No ano passado nós tivemos a Flid (Feira do Livro de Diadema) que foi um grande sucesso, mas muitas pessoas não têm condições de comprar livros. O Festival de Trocas é uma forma de democratizar o acesso e ajudar as pessoas, especialmente os jovens, a cultivar o hábito de leitura”, completou, além disso.
Além da troca de livros, os eventos terão banca para novos cadastros para a Rede de Bibliotecas, com confecção do cartão do leitor, e um espaço para rodas de conversa sobre o Clube Leia Mulheres, que discute a produção literária de escritoras consagradas e também divulga o trabalho de escritoras da cidade.
Confira as datas e locais do Festival de Troca de Livros de Diadema em abril. A programação dos próximos meses será divulgada posteriormente:
04 de abril
13h às 21h
Casa do Hip-Hop e Sala de Leitura Carolina Mª de Jesus
Rua 24 de Maio, 38, Jardim Canhema
12 de abril
9h às 16h
Centro Cultural e Biblioteca Eldorado
Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado
17 de abril
9h às 15h
Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira
Rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira
18 de abril
9h às 17h
Biblioteca Central Olíria de Campos Barros
Rua Graciosa, 300, Centro
19 de abril
9h às 16h
Centro Cultural Heleny Guariba e Sala de Leitura Luiz Ruffato
Rua Barão de Uruguaiana, 87 – Jardim Ruyce
25 de abril
10h às 20h
Praça e Biblioteca Ceu das Artes
Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Jardim União
26 de abril
9h às 15h
Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras
Rua Eduardo de Matos, 159 – Campanário
28 de abril
17h às 21h
Centro de Memória
Avenida Alda, 255/277 – Centro