Diadema qualifica bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor

In ABCD On
- Updated
Foto: Igor Andrade/PMD

A primeira aula foi com Sônia Kruppa (USP), que integrou equipe do educador Paulo Freire

Quase 300 bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor da Prefeitura de Diadema participaram nesta quinta-feira, 14/4, do evento inaugural do curso de “Auxiliar de Conservação e Preservação Ambiental”, no Teatro Clara Nunes. A formação será oferecida pela Fundação Florestan Fernandes (FFF), em parceria com a Organização Cidap.

Para valorizar a cerimonia e recepcionar os bolsistas, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu uma apresentação de instrumentistas da Casa da Música de Diadema.

No seu discurso de abertura, o prefeito José de Filippi Júnior agradeceu a presença e colaboração da educadora Sônia Kruppa que já trabalhou na Secretaria de Educação de Diadema. Ele também prestou homenagem à professora e ex-secretária de Educação Lisete Arelaro, que faleceu recentemente. Por fim, também relembrou o professor Carlos Kopcak, que foi o primeiro presidente da FFF.

“Educar é um processo de conhecimento em que a gente ensina e também aprende. Junto com vocês a Prefeitura quer aperfeiçoar o Programa Nosso Bairro Melhor porque todos nós queremos uma cidade mais limpa, digna e feliz”, disse o Prefeito Filippi.

O prefeito anunciou também que a Prefeitura pretende aumentar o valor mensal da bolsa auxílio. O projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal.

A cerimônia de abertura também contou com a presença do presidente da FFF, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho; da presidente da Cidap, Clara Ohtsuki; e dos secretários municipais, Wagner Feitoza, o Vaguinho (Meio Ambiente e Serviços Urbanos); Ana Lúcia Sanches (Educação); Fatima Queiroz (Planejamento e Gestão Pública); e Márcia Barral (Assistência Social e Cidadania), entre outros.

Para Amanda Soares Sotero, representante dos bolsistas, o curso é uma oportunidade especial de qualificação profissional que os trabalhadores do Nosso Bairro Melhor precisam correr atrás e aproveitar.

Em nome dos coordenadores de equipes, Dulcineia do Nascimento ressaltou que a população já percebe e aprova a melhoria nos bairros. “Aproveitem esse curso para crescerem como pessoas e como profissionais”, receitou a coordenadora.

Palestra educadora

Na condição de convidada especial, a professora Sônia Kruppa preparou sua exposição a partir de entrevistas que fez previamente com alguns bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor. Especialista na arte de educar, ela contou aos trabalhadores que já trabalhou com o educador e pedagogo Paulo Freire e com o economista Paul Singer.

“A cidade e o território também ensinam, por isso todos têm saberes e esse saber deve ser ressaltado”, explicou Sônia Kruppa, que relembrou o antigo projeto Pé na Rua, uma experiência pioneira e bem sucedida de zeladoria da cidade de Diadema.

Depois da palestra, a educadora abriu o microfone e respondeu questionamentos dos bolsistas.

Finalizando, Sônia Kruppa exemplificou que é importante cuidar das praças, mas também é necessário ocupar esses locais para buscar e reivindicar mais conhecimento, cultura, comunicação, organização, entre outros.

Programa Nosso Bairro Melhor

Aprovado com unanimidade na Câmara Municipal no ano passado e lançado oficialmente em dezembro, o Programa Nosso Bairro Melhor visa a zeladoria e conservação da cidade com serviços de capinagem, pintura de guias e identificação de pontos viciados em descartes irregulares de entulho. Sua gestão cabe à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema.

Os bolsistas estão divididos em 12 equipes: Taboão, Campanário, Paineiras, Canhema, Centro, Conceição, Piraporinha, Nogueira, Casa Grande, Serraria, Inamar e Eldorado.

Todos são contratados por um ano, podendo ter o contrato prorrogado por mais um ano.

De acordo com as regras de admissão, o curso de qualificação profissional é obrigatório para todos os bolsistas. Com isso, a semana dos trabalhadores terá quatro dias de trabalho e um dia de estudo para desenvolver habilidades básicas do mundo do trabalho referentes ao meio ambiente.

O primeiro módulo do curso vai acontecer de 14/4 a 21/7. Já o segundo ciclo será de agosto a novembro. Todos os alunos receberão certificados.

O Programa Nosso Bairro Melhor tem como objetivo que o bolsista seja reintegrado ao mercado de trabalho e atua de modo articulado com as demais secretarias municipais responsáveis por obras, trânsito, saúde, entre outros.

You may also read!

GCM de Ribeirão Pires detém dois menores de idade com moto adulterada

Jovens tentaram fugir, sem sucesso; adulteração era grosseira A GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires apreendeu dois menores de

Read More...

Primeiro Drive-Thru de Lixo Eletrônico de 2025 acontece em Ribeirão Pires na quinta-feira (30)

Evento oferece, acima de tudo, destinação correta para resíduos tecnológicos, promovendo sustentabilidade e conscientização ambiental Nesta quinta-feira (30.01), a Prefeitura

Read More...

Prazo final para regularização no Simples Nacional se encerra nesta sexta (31)

Excluídos do Simples Nacional enfrentarão aumento de impostos e mais obrigações fiscais. Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu