Diadema qualifica bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor

In ABCD On
- Updated
Foto: Igor Andrade/PMD

A primeira aula foi com Sônia Kruppa (USP), que integrou equipe do educador Paulo Freire

Quase 300 bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor da Prefeitura de Diadema participaram nesta quinta-feira, 14/4, do evento inaugural do curso de “Auxiliar de Conservação e Preservação Ambiental”, no Teatro Clara Nunes. A formação será oferecida pela Fundação Florestan Fernandes (FFF), em parceria com a Organização Cidap.

Para valorizar a cerimonia e recepcionar os bolsistas, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu uma apresentação de instrumentistas da Casa da Música de Diadema.

No seu discurso de abertura, o prefeito José de Filippi Júnior agradeceu a presença e colaboração da educadora Sônia Kruppa que já trabalhou na Secretaria de Educação de Diadema. Ele também prestou homenagem à professora e ex-secretária de Educação Lisete Arelaro, que faleceu recentemente. Por fim, também relembrou o professor Carlos Kopcak, que foi o primeiro presidente da FFF.

“Educar é um processo de conhecimento em que a gente ensina e também aprende. Junto com vocês a Prefeitura quer aperfeiçoar o Programa Nosso Bairro Melhor porque todos nós queremos uma cidade mais limpa, digna e feliz”, disse o Prefeito Filippi.

O prefeito anunciou também que a Prefeitura pretende aumentar o valor mensal da bolsa auxílio. O projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal.

A cerimônia de abertura também contou com a presença do presidente da FFF, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho; da presidente da Cidap, Clara Ohtsuki; e dos secretários municipais, Wagner Feitoza, o Vaguinho (Meio Ambiente e Serviços Urbanos); Ana Lúcia Sanches (Educação); Fatima Queiroz (Planejamento e Gestão Pública); e Márcia Barral (Assistência Social e Cidadania), entre outros.

Para Amanda Soares Sotero, representante dos bolsistas, o curso é uma oportunidade especial de qualificação profissional que os trabalhadores do Nosso Bairro Melhor precisam correr atrás e aproveitar.

Em nome dos coordenadores de equipes, Dulcineia do Nascimento ressaltou que a população já percebe e aprova a melhoria nos bairros. “Aproveitem esse curso para crescerem como pessoas e como profissionais”, receitou a coordenadora.

Palestra educadora

Na condição de convidada especial, a professora Sônia Kruppa preparou sua exposição a partir de entrevistas que fez previamente com alguns bolsistas do Programa Nosso Bairro Melhor. Especialista na arte de educar, ela contou aos trabalhadores que já trabalhou com o educador e pedagogo Paulo Freire e com o economista Paul Singer.

“A cidade e o território também ensinam, por isso todos têm saberes e esse saber deve ser ressaltado”, explicou Sônia Kruppa, que relembrou o antigo projeto Pé na Rua, uma experiência pioneira e bem sucedida de zeladoria da cidade de Diadema.

Depois da palestra, a educadora abriu o microfone e respondeu questionamentos dos bolsistas.

Finalizando, Sônia Kruppa exemplificou que é importante cuidar das praças, mas também é necessário ocupar esses locais para buscar e reivindicar mais conhecimento, cultura, comunicação, organização, entre outros.

Programa Nosso Bairro Melhor

Aprovado com unanimidade na Câmara Municipal no ano passado e lançado oficialmente em dezembro, o Programa Nosso Bairro Melhor visa a zeladoria e conservação da cidade com serviços de capinagem, pintura de guias e identificação de pontos viciados em descartes irregulares de entulho. Sua gestão cabe à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema.

Os bolsistas estão divididos em 12 equipes: Taboão, Campanário, Paineiras, Canhema, Centro, Conceição, Piraporinha, Nogueira, Casa Grande, Serraria, Inamar e Eldorado.

Todos são contratados por um ano, podendo ter o contrato prorrogado por mais um ano.

De acordo com as regras de admissão, o curso de qualificação profissional é obrigatório para todos os bolsistas. Com isso, a semana dos trabalhadores terá quatro dias de trabalho e um dia de estudo para desenvolver habilidades básicas do mundo do trabalho referentes ao meio ambiente.

O primeiro módulo do curso vai acontecer de 14/4 a 21/7. Já o segundo ciclo será de agosto a novembro. Todos os alunos receberão certificados.

O Programa Nosso Bairro Melhor tem como objetivo que o bolsista seja reintegrado ao mercado de trabalho e atua de modo articulado com as demais secretarias municipais responsáveis por obras, trânsito, saúde, entre outros.

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu