UBS estarão abertas para realização de exames de papanicolau para mulheres entre 25 e 64 anos; ação faz parte da programação do Outubro Rosa, mês de alerta o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama e do colo de útero
Neste sábado (07.10), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema estarão abertas para ações de prevenção de doenças, autocuidado e promoção à saúde da mulher e de outras pessoas com útero, com disponibilização de material informativo e realização de exames de colpocitologia oncótica cervical, também conhecido como Papanicolau, das 8h30 às 16h30, sob livre demanda.
A ação faz parte da programação do Outubro Rosa da cidade e ocorre no mesmo dia em que as UBSs estarão abertas para o Dia D de Multivacinação para Crianças e Adolescentes até 15 anos.
Saiba mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-convoca-populacao-para-dia-d-de-multivacinacao-neste-sabado/.
Como vai funcionar
As equipes estarão à disposição para orientar as mulheres e outras pessoas com útero sobre o cuidado à saúde e realizar a coleta do exame de Papanicolau.
Para isso, é preciso atender alguns critérios como ser pessoa moradora de Diadema, ter entre 25 e 64 anos, estar em abstinência sexual por 72 horas e não usar cremes vaginais.
Deve apresentar também documento de identidade com foto, cartão do SUS e carteirinha da UBS de referência, se tiver.
“A Coleta do Papanicolau é importante para prevenir doenças ginecológicas e prevenção ao câncer de colero do útero. É recomendável que as mulheres e pessoas com útero nesta faixa etária mantenham em dia seus exames e busquem apoio nas UBSs sempre que necessário”, afirmou a assessora técnica da Atenção Básica de Diadema, Cristiane Lopes de Souza.
O atendimento será por ordem de chegada, respeitando os critérios de prioridade. Caso a demanda seja maior que a quantidade de exames disponíveis no dia, será realizado agendamento durante a semana.
As amostras serão enviadas para o laboratório central e os resultados encaminhados para a Unidade, que informará a quem realizou o exame sobre o resultado. Quando houver alguma alteração, será feita a convocação para consulta e orientação da equipe de saúde. Para pessoas com útero e que não se identificam como mulheres, o exame pode ser realizado de segunda à sexta-feira, no ambulatório Dia Trans, que fica no Quarteirão da Saúde. Mais informações pelo telefone 4043-8093 ou whatsApp (11) 913195659.
Outubro Rosa
Ao longo do mês, a Prefeitura promove inúmeras atividades. As Unidades de Saúde estarão decoradas para lembrar a importância da data.
Amanhã, 5 de outubro, a partir das 7h, terá caminhada, aula de ginástica, roda de conversa e orientações de saúde da mulher na Praça Kaleman, região norte de Diadema.
A ação acontece em parceria com as secretarias de Cultura e Esporte e Lazer, durante a Campanha “Deixa o idoso falar por si mesmo”, para lembrar também o Mês do Idoso.
O Hospital Municipal de Diadema (HMD), por meio do GT Humaniza HMD, prepara campanha de doação de lenços ao Banco de Lenços Flávia Flores do Instituto Quimioterapia e Beleza.
Os itens serão arrecadados até 25 de outubro. Já no dia 26, às 14h, haverá a cerimônia de entrega das doações e palestra com a ginecologista Dra. Cristiane Lima Roa.
O evento será voltado para funcionários do serviço.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ainda promoverá, no dia 9, a palestra Abraço Solidário – Luta contra o câncer de mama.
Confira toda a programação abaixo
Cuidados
O autoexame das mamas e a colpocitologia oncótica cervical são alguns dos cuidados específicos para a saúde.
Hábitos como alimentação saudável, atividade física, combate a obesidade, ingestão de álcool e ao tabagismo também são importantes para a prevenção da doença.
O autoexame deve ser realizado mensalmente, após o início do sangramento do período menstrual ou em uma data fixa do mês, quando a mulher está na menopausa, e a avaliação pode ser feita em frente ao espelho, deitada com os braços para trás ou durante o banho.
A mama deve ser apalpada em movimentos circulares para verificar se há algum nódulo ou alteração.
Embora seja importante para identificação de alguma anormalidade, o autoexame não exclui a necessidade do exame clínico.
Entre as políticas públicas desenvolvidas para o público feminino estão o Programa Mulheres em Movimento, Casa Beth Lobo e Patrulha Maria da Penha, além das ações intermediadas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/outubro-rosa/.
Serviço:
Programação Outubro Rosa – Diadema*
05 de outubro, quinta-feira, das 7h às 9h
Caminhada, aula de ginástica, roda de conversa e orientações de saúde da mulher
Praça Kaleman. Avenida Luís Carlos Prestes, s/n – Campanário
07 de outubro, sábado, das 8h30 às 16h
Orientações sobre saúde da mulher e oferta de exame preventivo
Em todas as UBS. Confira o endereço em https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.
09 de outubro, segunda-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.
Palestra Abraço Solidário – Luta contra o câncer de mama
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Avenida Antônio Piranga, 1.106 – Centro.
Até 25 de outubro
Campanha de doação de lenços. Os itens irão para o Banco de Lenços Flávia Flores do Instituto Quimioterapia e Beleza
Hospital Municipal de Diadema. Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha.
* A programação pode sofrer alteração sem aviso prévio.