Diadema de olho na Saúde ocular: Parceria com a Medicina ABC visa a zerar fila de cirurgias de catarata em menos de um ano

In ABCD, Canto do Joca, Saúde On
- Updated
Taka e Uip assinam Termo de Cooperação. Fotos: Comunicação/PMD

Prefeito, Taka Yamauchi, e o reitor, David Uip, assinaram Termo de Cooperação Técnica na quarta-feira (10.09), que contemplará mil consultas por mês

A Prefeitura de Diadema e o Centro Universitário FMABC assinaram, nesta quarta-feira (10.09), em primeiro lugar, um Termo de Cooperação Técnica .

O mesmo tem por objetivo permitir ampliar, acima de tudo, o atendimento oftalmológico para moradores da cidade.

Ao todo, serão, por exemplo, cerca de mil consultas e 150 cirurgias mensais.

A parceria tem o propósito de permitir, além disso, zerar a fila de cirurgia de catarata em menos de um ano. Atualmente, 1700 pacientes estão na espera.

Também serão contempladas, da mesma forma, oito cirurgias de estrabismo/mês, a ser realizadas no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS).
A parceria foi selada em reunião no Centro Universitário, localizado em Santo André.

Além do prefeito e do reitor da FMABC, David Uip, o evento contou com as presenças do secretário da Saúde de Diadema, Antônio Carlos do Nascimento, de seu adjunto Gustavo Tomaz; do vice-reitor da FMABC, Fernando Fonseca, e so professor-coordenador do Curso de Oftalmologia, Vagner Loduca, entre outras autoridades e convidados.

Vice-reitor, Fernando Fonseca, Taka e Loduca na Medicina ABC


O acordo prevê diversos tipos de atendimentos oftalmológicos para todas as idades, com consultas e procedimentos sendo realizados tanto nos equipamentos de saúde de Diadema quanto no Ambulatório de Especialidades do Centro Universitário.

O atendimento ainda prevê o acompanhamento pós-cirúrgico adequado para a recuperação clínica do paciente.

O município ficará responsável pelo agendamento dos pacientes no Centro Oftalmológico da FMABC, bem como realizar exames pré e pós cirúrgicos.
A cooperação é vista como forma de desenvolver o ensino dos estudantes de Medicina e ao mesmo tempo reduzir a fila de espera por atendimentos em Diadema.

Herança complicada

Em sua fala, Taka relembrou o cenário de Diadema quando assumiu o governo.

“Herdamos mais de R$ 2,5 bilhões em dívidas e os problemas se arrastaram também na parte da saúde, pois eram 120 mil exames em atraso e espera de mais de 120 dias para uma consulta simples nas UBSs da cidade. Atualmente, 70% desta fila colocada em ordem, há medicamentos nas unidades e restabelecemos as consultas para no máximo 45 dias. Esta parceria vem trazer mais alento e esperança para a nossa população”.

Qualidade acadêmica na prática – Para o reitor do Centro Universitário, essa é uma oportunidade de mostrar o valor da qualidade de ensino aplicada na instituição. “É uma parceria muito inteligente, porque alia a estrutura e as necessidades do município com a nossa experiência em atendimento e formação de profissionais. Temos nota máxima nas avaliações do MEC e do Enade e estamos prontos para colocar esse conhecimento a serviço da população”, explicou David Uip.
O prefeito de Diadema também destacou a importância de firmar acordos de colaboração com instituições de valor reconhecido pela sociedade. “O nosso corpo técnico trabalhou de maneira competente para identificar nossa demanda e trazer essa parceria. Nos sentimos agraciados em poder trabalhar junto com a equipe da FMABC”, comentou Taka.

Além da catarata

O professor-coordenador do Curso de Oftalmologia, Vagner Loduca, lembrou que a parceria vai além da cirurgia de catarata.

“O bebê recém-nascido prematuro precisa de um acompanhamento oftalmológico; então estamos preparados e aptos a receber esses casos. Além disso, com o envelhecimento da população, existem muito mais doenças que estão se tornando presentes, como a degeneração macular, que tem tratamentos modernos; existe também um centro próprio aqui que trata das doenças infecciosas; seríamos subaproveitados na parceria se só fizéssemos cirurgia de catarata. Sim, podemos e vamos fazer com muita alegria, mas acho que nossa parceria é o grande diferencial, poder atender subespecialidades que às vezes não estão acessíveis”, ressaltou o coordenador.

Visita guiada

Após a assinatura do termo de cooperação, prefeito e demais autoridades participaram de visita guiada às instalações do Ambulatório de Especialidades da FMABC.

Tiveram a oportunidade, portanto, de conhecer os integrantes da equipe da disciplina de Oftalmologia.

Loduca conduziu o prefeito e explicou os equipamentos e procedimentos realizados no Centro para atender aos mais diversos tipos de doenças que acometem os olhos.

Loduca fala ao microfone e depois conduz a visita do prefeito, Taka, e demais autoridades ao Ambulatório de Oftalmo

You may also read!

Sicredi oferece planejamento e proteção para curtir as férias com tranquilidade

Sicredi orienta sobre seguros de residências e veículos, além dos benefícios de Tag de Passagem, débito programado das contas

Read More...

Sabres fecha temporada 2025 com aprendizados no basquete em cadeira de rodas

Projeto do IBISC alia, acima de tudo, inclusão sociocultural e desempenho esportivo e garante permanência no Brasileiro da modalidade A

Read More...

Polícia de SP apreende mais de 600 kg de drogas por dia em SP e estima prejuízo ao crime de até R$ 3 bilhões

Operações conjuntas das Polícias Civil e Militar com órgãos federais resultaram em apreensão recorde de entorpecentes e desarticulação de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu