Diadema conclui melhorias nos elevadores das UBSs

In ABCD, Saúde On
Foto: Igor Andrade Cotrim/PMD

Os equipamentos das 15 UBSs estão em operação. Rede municipal passa a contar com manutenção preventiva e corretiva para garantir pleno funcionamento

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema concluiu, neste março, a manutenção corretiva dos elevadores e das plataformas elevatórias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Agora, todas as 15 Unidades Básicas da cidade que possuem prédios com mais de um andar e elevador para facilitar a mobilidade dos usuários dentro do serviço estão com os equipamentos em funcionamento.

A medida também faz parte das melhorias do Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”.

Elas englobam não só a manutenção corretiva como também a preventiva, para evitar que as UBS sofram com a descontinuidade do serviço.

O secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, visitou recentemente a UBS Jardim ABC e, na ocasião, pode testar e constatar de perto a melhoria.

“Esse elevador agora está funcionando, o que há um tempo isso não acontecia. Com o contrato de manutenção, ele terá manutenção permanente e vamos conseguir atender melhor nossa população”, disse, em resumo.

Como era x Como ficou

Quando a atual Administração assumiu a gestão, em 2021, apenas cinco elevadores estavam em funcionamento (Centro, Inamar, Maria Tereza, Real e Serraria). Luis Fernando Di Bernardi, do Gabinete da SMS, explica que, em algumas unidades, os equipamentos chegaram a ficar anos parados por falta de conserto, caso da UBS ABC e Conceição.

O profissional explica que foi feito o diagnóstico inicial e, após, a equipe da Secretaria da Saúde trabalhou para reverter esse cenário.

“Nossa equipe fez o levantamento das necessidades, fez cotações e compras das peças quebradas e investiu para garantir que quando uma peça quebre haja a rápida reposição para não repetir o que acontecia anteriormente. O esforço valeu a pena já que agora, com o trabalho concluído, as unidades têm melhor acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e estão cobertos por manutenção corretiva”, revelou, em suma.

A conselheira da UBS ABC, Nerci Ribeiro Lopes, relembra quando o novo prédio da UBS ABC foi inaugurado, em junho de 2011, e aprovou as modificações.

“A população ficou muito feliz pelo novo espaço, era muito bom. Tinha elevador que funcionou pouquíssimo tempo e está voltando a funcionar agora, depois de muitos anos. É muito importante para a população, temos pacientes com mobilidade reduzida, pessoas idosas e também com algum tipo de deficiência”, ressaltou, por exemplo.

Agradecimento

Ela ainda agradeceu, por exemplo, as melhorias que a Unidade está recebendo por meio do Programa UBS Nota 10.

“O visual está ficando lindo e a população merece. A UBS ABC faz parte de todos nós”, elogiou, acima de tudo.

A Unidade está em reforma, portanto, desde o início do ano, e deve ser entregue já em abril.

Vale lembrar que além da UBS ABC, outras seis unidades estão em processo de revitalização.

Saiba mais: https://portal.diadema.sp.gov.br/obras-de-sete-ubss-avancam-em-diadema/.

“O fortalecimento da Atenção Básica é uma prioridade do Governo Municipal e, por meio do Programa UBS Nota 10 e o esforço da gestão e das equipes das unidades, estamos trabalhando para tornar a rede de saúde mais acessível, resolutiva e integrada”, afirmou, da mesma forma, a coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta.

Apenas as UBSs Eldorado, Nações, Paulina, Piraporinha e São José, em conclusão, não possuem elevador.

 

You may also read!

Defesa Civil de São Bernardo recebe coordenador do CGE da Prefeitura de São Paulo

Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Capital é, em primeiro lugar, referência em dados meteorológicos, que auxiliam tomada

Read More...

Empresa do ABCD realiza mega leilão gamer com até 70% de desconto em eletrônicos

Disputa acontece pelo site da Hisa Leilões, de São Caetano do Sul, neste 23 de janeiro, e dispõe de

Read More...

São Bernardo projeta criação do Centro de Emergências Climáticas

Planejada de forma multisecretarial, proposta estabelece, acima de tudo, compromisso com o enfrentamento de eventos extremos e à sustentabilidade Sensibilizada

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu