Automóveis impedem o fluxo nas ruas da cidade, são pontos de acumulação de lixo, água parada e têm potencial para afetar a segurança dos munícipes; cerca de 1.600 veículos estão nessas condições
A Prefeitura de Diadema começou a encaminhar a solução para remoção de veículos abandonados pelas ruas da cidade.
A Secretaria de Transportes e Mobilidade já realizou a concessão, via licitação, para a empresa que vai ser responsável pela remoção.
Essa mesma empresa, que já pagou mais de R$ 7 milhões pela concessão aos cofres municipais para poder realizar o trabalho, está construindo um pátio na Avenida Fagundes de Oliveira.
Cerca de 1.600 veículos estão abandonados pela cidade.
Deste total, ao menos 700 já foram adesivados para que os proprietários saibam que se eles não forem retirados de onde estão serão removidos ao pátio.
Remoção começa em breve
O serviço de remoção deve começar em breve e na ocasião serão divulgados os critérios para quem quiser reaver o seu automóvel.
Veículos abandonados em via pública são uma ameaça ao meio ambiente, pela possibilidade de vazamento de óleo e combustível.
Além disso, são pontos de acúmulo de lixo e água parada, virando potencias focos de dengue e outras arboviroses.
Sem contar que podem afetar a segurança, servindo de esconderijo para malfeitores, por exemplo.
Antes do início do serviço de remoção, a Prefeitura de Diadema fará ampla divulgação dos critérios tanto para a remoção quanto para que os automóveis sejam recuperados pelos seus proprietários.
A pessoa que tiver seu veículo recolhido por abandono deverá arcar com os custos do guincho e das diárias.
O valor será pago para a Prefeitura e repassado integralmente à empresa vencedora da licitação, conforme prevê o edital.
Os veículos que não forem reivindicados pelos seus proprietários poderão ser leiloados e/ou vendidos como sucata pela empresa.
No pátio, em vias de conclusão, também serão colocados, em conclusão, veículos aprendidos pela Guarda Civil Municipal (GCM), GCM Ambiental e pelos fiscais municipais de trânsito.