A data incentiva que a população repense o seu consumo e perceba o impacto negativo que o descarte de resíduos pode ter no meio ambiente e na qualidade de vida das comunidades
No sábado, 16 de setembro, foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza. A data criada em 2018, é um movimento que busca conscientizar as pessoas sobre a importância da limpeza do meio ambiente promovendo ações coletivas no combate à poluição e descarte de lixo e resíduos em suas cidades, rios e comunidades.
Em Mauá, a BRK, que opera o sistema público de esgoto, apoia o movimento e destaca a importância de atitudes individuais que impactam diretamente na qualidade de vida e bem-estar de cada morador da cidade.
A concessionária desenvolve um intenso trabalho de revitalização e preservação dos rios e córregos da cidade, e atualmente se destaca na região metropolitana de São Paulo pelos elevados índices de atendimento de esgotamento sanitário: 93% de coleta de esgoto e 89% de tratamento.
Porém, somente a retirada do esgoto bruto do leito dos córregos e do rio Tamanduateí não irá garantir a qualidade dos corpos d’água de Mauá. A população deve estar ciente de que assumir uma consciência ambiental para utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário e para o descarte dos resíduos sólidos é fundamental para a preservação ambiental e melhoria dos cursos d´água que cortam a cidade.
Rotineiramente são encontrados pela empresa, durante as atividades de limpeza das tubulações, materiais estranhos como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.
“O despejo irregular de lixo e entulho em vias públicas e nos corpos d’água, a utilização incorreta da rede de esgotamento sanitário e o descarte inadequado do óleo de cozinha nas pias podem causar muitos transtornos, além de um impacto negativo na qualidade de vida da cidade”, destaca Bruno Gravatá, líder de operações da BRK em Mauá.
Vale ressaltar que, além dos resíduos sólidos, as ligações irregulares de água de chuva nas redes de esgoto também são grandes vilãs do correto escoamento do esgotamento sanitário, e podem ocasionar extravasamento.
A conscientização da população a respeito do impacto negativo que o descarte incorreto de resíduos pode ter no meio ambiente e na qualidade de vida das comunidades é fundamental. Portanto, o Dia Mundial da Limpeza não se trata apenas da realização de mutirões de limpezas. É uma forma de engajamento que propõe a participação ativa da população com relação às formas de descarte de resíduos e ao consumo em excesso.
“É importante incentivar a educação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis em relação ao manejo de resíduos com mobilizações como o Dia Mundial da Limpeza. Isso inclui a separação correta do lixo para reciclagem, o uso de recipientes adequados para o descarte de resíduos perigosos e a redução do consumo de produtos descartáveis”, destaca Gravatá.