A proposta é contribuir com a inclusão, o desenvolvimento e a comunicação de seus colaboradores com deficiência auditiva no ambiente de trabalho.
Por isso, a Coop realiza desde 2017 o Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais.
Ele se dá por meio do pilar Coop Faz Bem Pra Educação da plataforma de sustentabilidade Coop Faz Bem, em parceria com o Sescoop/SP.
Recentemente, aconteceu o encerramento da 6ª edição do curso, com a participação de 19 colaboradores voluntários.
Todos se dedicaram durante o período de 18 de julho a 23 de agosto às aulas, ministradas uma vez por semana, das 8h30 às 17h30, totalizando 40 horas.
Atualmente, a Coop possui 41 colaboradores surdos que desenvolvem atividades nas lojas de supermercados, drogarias, Central de Panificação e nos setores administrativos.
Desde o início do programa de inclusão, 72 colaboradores ouvintes já receberam noções básicas suficientes para interagirem por meio dos sinais.
“Com o curso, queremos fortalecer os processos e os conhecimentos nas atividades que nossos colaboradores surdos exercem, pois nos últimos anos, muitos saíram de áreas operacionais para atuarem em áreas administrativas e de apoio”, explica, em conclusão, Dalmácia da Silva Sena, analista de Serviço Social da Coop.