Com a entrega do equipamento, a Prefeitura fechou, acima de tudo, o cinturão de proteção social na cidade
Há um ano os moradores da Vila Falchi e imediações convivem com um serviço que oferece Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Ele é desenvolvido pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Este trabalho fortalece, em primeiro lugar, os vínculos familiares e agiliza o acesso e o desfrutar de direitos adquiridos.
Ao longo deste um ano de funcionamento, no CRAS Falchi, à Rua Friedrich Gunter Meinen, 71, foram realizados mais de 2400 atendimentos.
Destes, cerca de 85% foram fruto, por exemplo, de busca ativa no território de cobertura do CRAS e mais de 1000 famílias foram cadastradas.
Os bairros atendidos pela equipe do CRAS Falchi é o Centro, vilas Bocaina, América, Ana Maria, Batoni, Cláudia, Correia, Dirce, Eliana, Emílio, Fausto Morelli, Guarani, Independência, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco e Nossa Senhora Aparecida e jardins Aracy, Bela Vista, Bogus, Campo Verde, Itapark, Mauá, Nóbrega e São Francisco, Sítio Bocaina e Parque Jaguari.
Adaptação
Todo este trabalho, semelhante ao desenvolvido nos demais serviços desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, segue protocolos pré-definidos, mas, também, adapta-se às peculiaridades de cada caso e promove o hábito do diálogo entre as pessoas.
O foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e percepção de possibilidades.
A proteção social é compromisso da Secretaria de Assistência Social, reforçado nos debates e votações da 13ª Conferência Municipal da pasta.
Além disso, a Prefeitura entregou as novas instalações do Albergue e o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).
Eles reforçam, em conclusão, a atuação durante a Operação Inverno.