Cotas financeiras para candidatos negros tem aplicação imediata, decide Supremo

In Política On
- Updated

Decisão foi por 10 a 1.

Nesta sexta (2/10), o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a adoção da cota financeira para candidatos negros já nas eleições municipais de novembro deste ano.

Portanto, os partidos terão de distribuir a verba do Fundo Eleitoral seguindo a proporção de negros que concorrem no pleito.

Antes disso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidira que a regra só valeria para as eleições de 2022.

Relator do caso, o ministro Ricardo Lewandowski determinou, da mesma forma, a adoção imediata da reserva financeira.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Rosa Weber acompanharam o relator.

O ministro Marco Aurélio foi o único a divergir.

Dirigentes partidários ficaram insatisfeitos e argumentaram que o tema não havia sido regulamentado e que havia incertezas sobre a aplicação da norma.

You may also read!

Acisa promove palestra sobre recuperação de créditos tributários

Com a proximidade da implantação da Reforma Tributária, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) promoverá palestra

Read More...

Atrium Shopping promove corrida de rua no ABCD

Evento esportivo promete movimentar a região, em primeiro lugar, com percursos de 5 e 10 km A partir das 7h

Read More...

Fundo Social de Ribeirão Pires integra ação nacional “Receita por Elas” promovida pela Receita Federal

Iniciativa fortalece, em primeiro lugar, rede de proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade e reforça parceria que viabilizou

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu