Coordenadora de Educação Integral do MEC visita Diadema

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Fotos: Igor Andrade/PMD

Experiência do Programa Mais Educação foi apresentada para a gestora, que está em processo de escuta com diferentes redes e segmentos para elaboração do modelo nacional

A coordenadora geral de Educação em Tempo Integral da diretoria de Políticas e Diretrizes de Educação Básica Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim, esteve em Diadema nesta terça-feira (21.03) para, em primeiro lugar, visitar uma escola e conhecer o programa Mais Educação, iniciativa que ampliou a permanência dos estudantes de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental na escola, com um projeto pedagógico estruturado em quatro eixos: letramento e matemática, cultura, meio ambiente e esporte e lazer.

Em 2023, por exemplo, serão atendidas 4.700 crianças.

Pela manhã, Raquel, que assumiu o cargo há cerca de um mês e meio, esteve com estudantes do Mais Educação da Emeb Marieta de Freitas Martins, durante atividade do macrocampo meio ambiente nas dependências da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), umas das instituições parceiras do programa.

Na Unifesp, da mesma forma conversou com os estagiários que atuam como educadores do programa para os estudantes da unidade escolar, supervisionados pela articuladora Rosemeire Ribas.

Na Emeb Marieta de Freitas Martins, recepcionada pela diretora Nair Escobar Gomes e pela equipe gestora, Raquel conheceu as instalações, as salas onde são realizadas as aulas do GRA (Grupo de Recomposição de Aprendizagem), uma das estratégias para recompor o aprendizado prejudicado durante a pandemia de Covid-19. Conheceu as instalações da horta e o baú de tesouros do programa Diadema de Dandara e Piatã, que promove o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

Mais Educação

Na parte da tarde, em visita ao Centro de Formação Professora Lisete Arelaro e à sede da Secretaria de Educação, assistiu uma apresentação conceitual sobre o programa Mais Educação e também sobre o programa Adolescente Aprendiz, que atende 800 adolescentes de 14 a 17 anos com atividades no contraturno escolar que incluem mentorias e aprendizado em diferentes eixos, como saúde, étnico-racial, cidadania, educação para o mercado de trabalho, arte e cultura, entre outras áreas.

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, lembrou que o Mais Educação começou na cidade em 2008, como um programa do governo federal, mas acabou sendo descontinuado.

Em 2021, quando o prefeito José de Filippi Júnior assumiu a prefeitura, o programa foi, da mesma forma, refeito com recursos municipais.

“Nós trabalhamos pelo acesso, permanência dos estudantes nas escolas e pela qualidade material e pedagógica desse aprendizado”, citou, por exemplo, Ana Lucia.

“Não é ampliar a carga horária por ampliar, é com um projeto, com o entendimento de que educação integral também é proteção integral para esse indivíduo que é um cidadão”, pontuou. “Temos tentado mexer nas estruturas metodológicas e considerar as potencialidades da infância para defende-la como prioridade absoluta. E nós já temos evidências do impacto positivo da educação integral na vida dos nossos estudantes”, concluiu.

Gratidão

Raquel resumiu o seu dia, além disso, conhecendo os programas da Secretaria de Educação de Diadema com a palavra gratidão.

“Saio com enorme sentimento de gratidão por ter podido conhecer o que vem sendo feito em Diadema, com a coragem da rede de mostrar os desafios e onde o MEC pode ajudar”, disse, em suma.

A coordenadora destacou que o maior número possível de experiências de educação integral já em curso no País serão conhecidas, seja in loco, seja por apresentações remotas.

Isso para que sejam apresentadas ao ministro da Educação, Camilo Santana, a fim de criar um modelo nacional que possa ser fomentado e financiado pelo governo federal.

“A gente vê aqui em Diadema que foi superado o desafio, que é nacional, da lógica de aumentar o tempo na escola por aumentar”, citou.

“Aqui houve a curricularização das atividades, há a intencionalidade pedagógica e certamente vai nos ajudar a nos inspirar para que seja modelado um padrão nacional”, disse, em conclusão.

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