A Coop Drogaria, nascida no ABCD, com mais de 30 anos de história e uma base ativa de mais de 800 mil clientes associados, passou a investir de forma robusta na expansão.
Em janeiro do ano passado, em primeiro lugar, estava presente em 11 cidades, com 56 drogarias e, neste junho passa a atuar em 25 cidades, com 75 unidades.
“Nossa previsão até o final deste ano é chegar a 91 lojas”, declara o diretor executivo do Negócio Drogaria da Coop, Eduardo Santos;
E, além disso, revela: “Para alcançar essa marca serão investidos R$ 12 milhões, e gerados cerca de 150 novos empregos diretos”.
Parte das novas lojas é resultado da aquisição da operação de drogarias do Grupo Big.
Assim, acelera o crescimento com foco na expansão para outras cidades importantes do Estado, como São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Pontos estratégicos
Trata-se de pontos estratégicos que permitem não apenas atender novas regiões, mas, principalmente fortalecer a marca e atuação da Coop Drogaria no Estado.
De acordo com a IQVIA (líder global em análise de dados estratégicos), atualmente a rede detém 14,5% de participação nos mercados onde atua.
Possui um amplo mix de produtos com 12 mil itens e está em constante ampliação dos serviços oferecidos.
Em 2020, apresentou crescimento de 12% do faturamento sobre o ano anterior.
Para 2021, o objetivo é aumentar o ritmo, ultrapassando, portanto, R$ 500 milhões em vendas.
Com mais de 950 colaboradores diretos, a Coop Drogaria oferece um importante programa de formação especializada à sua equipe para suportar este crescimento.
Inclusive, além disso, com subsídio em cursos de graduação e pós-graduação para profissionais farmacêuticos.
A rede também investiu, ao longo de 2020, cerca de R$ 1 milhão em branding, com o objetivo de revigorar a marca e desenvolver identificação com o público e competitividade dentro do segmento.
O novo branding é coerente com a sua missão de promover saúde e bem-estar, além de melhor expressar a sua cultura aos colaboradores, cooperados, clientes e comunidade.
Reconhecimento nacional
“Ter expertise no que se faz e clareza de propósito permite fazermos os investimentos certos na hora certa. Dessa forma, os resultados chegam e se sustentam”, ressalta o diretor executivo.
Em abril deste ano, a Coop Drogaria foi eleita a melhor drogaria em valor percebido (custo-benefício) no Brasil, segundo pesquisa da CVA Solutions, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, subsidiária da CVM Inc. dos Estados Unidos.
Foram entrevistadas 5.340 pessoas de todo o Brasil.
Entre os quesitos analisados estavam satisfação com preços, variedade de produtos, qualidade do estabelecimento e atenção dos balconistas.
A pesquisa atesta, acima de tuido, que o trabalho realizado está sendo reconhecido por quem mais importa: o consumidor.
A taxa de retenção anual dos clientes da Coop Drogaria é de cerca de 80% e a taxa de crescimento de novos clientes ultrapassa os 20%.
Tais indicativos, em conclusão, corroboram a aceitação do público que a rede atende e a força da marca.