Construção e Sustentabilidade: A contribuição da engenharia para a garantia dos Direitos Humanos

In ABCD, Canto do Joca, Cidades On
A busca por soluções sustentáveis não é apenas uma escolha, mas uma necessidade imperativa para enfrentar os desafios ambientais globais e garantir o bem-estar das gerações presentes e futuras. Freepik

No momento em que se celebra os avanços na luta pelos direitos humanos, é imprescindível reconhecer a significativa contribuição da engenharia na construção de um mundo mais justo e equitativo.

O superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), o engenheiro civil Luís Matos, ressalta a importância dessa relação simbiótica entre engenharia, sustentabilidade e direitos humanos.

Em suas palavras, Matos destaca que “a luta pelos direitos humanos exige não apenas a promoção de igualdade e justiça social, mas também o comprometimento com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.”

Ele enfatiza que a engenharia desempenha papel crucial nesse contexto, moldando o ambiente construído de maneira a respeitar os direitos fundamentais de todos.

Espinha dorsal

“A sustentabilidade é a espinha dorsal da engenharia contemporânea”, afirma Luís Matos.

Ele destaca que a busca por soluções sustentáveis não é apenas uma escolha, mas uma necessidade imperativa para enfrentar os desafios ambientais globais e garantir o bem-estar das gerações presentes e futuras.

Ao falar sobre a relação intrínseca entre sustentabilidade e engenharia, o superintendente salienta que “cada projeto, desde sua concepção até a execução, deve considerar os princípios da sustentabilidade, visando a eficiência energética, a redução de resíduos e a preservação dos recursos naturais.”

Matos também ressalta o papel educativo do Crea-BA ao incentivar práticas sustentáveis entre os profissionais da engenharia.

“Estamos comprometidos em proporcionar oportunidades de aprendizado contínuo, capacitando os engenheiros para que incorporem princípios éticos e sustentáveis em suas atividades profissionais”, destaca.

O superintendente encerra reiterando o compromisso do Crea-BA em continuar promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade na engenharia.

“Ao integrarmos a sustentabilidade em nossos projetos, estamos não apenas construindo estruturas sólidas, mas também solidificando os alicerces de uma sociedade mais justa, equitativa e respeitadora dos direitos humanos”, diz, em suma.

Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Crea-BA reafirma seu comprometimento em ser um agente de transformação.

Sempre trabalhando lado a lado com os profissionais da engenharia na construção de um futuro onde todos possam desfrutar plenamente de seus direitos fundamentais.

You may also read!

Ribeirão Pires abre vacinação contra gripe para população acima dos 6 meses

Imunizante já está disponível, acima de tudo, em todas as 10 unidades da Atenção Primária da Estância A Prefeitura de

Read More...

Pista de skate do Parque Ana Brandão recebe novos obstáculos

Doação ocorreu, em primeiro lugar, em parceria com a Liga Mundial de Street Skate A pista de skate do Parque

Read More...

Pela primeira vez, o partido Novo está legalmente constituído em Ribeirão Pires

Foi definida, em primeiro lugar, a Comissão Executiva Provisória em Ribeirão Pires. Segundo dirigentes da sigla, o grupo está bem

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu