Pesquisador detalhou projeto piloto elaborado para Guarujá, a fim de estimular o setor no município da Baixada
O Consórcio Intermunicipal ABCD recebeu na sexta-feira (14/8), no Grupo de Trabalho (GT) Turismo, a apresentação sobre o projeto Observatório Turístico.
A iniciativa, em primeiro lugar, tem como objetivo estruturar um sistema de coleta, processamento, análise de dados e distribuição de informações aos profissionais de viagens e turismo.
O projeto, por exemplo, iniciado em 2016 como trabalho acadêmico voltado ao Guarujá, foi apresentado pelo pesquisador Aristides Faria Lopes dos Santos.
Ele é professor do curso superior de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
O trabalho, em suma, tem como objetivo tornar os destinos turísticos mais inteligentes, e traz como principais conceitos a hospitalidade, a competitividade e a sustentabilidade.
“A sinergia com o empresariado é fundamental para o sucesso da estratégica”, afirmou o pesquisador.
O coordenador do GT Turismo do Consórcio ABC, Christopher Araújo, destacou a importância de fomentar o setor nas sete cidades. “O turismo representa cerca de 10% do PIB paulista. O fortalecimento do turismo regional traz ganho para a economia das sete cidades”, afirmou.