Consórcio ABCD e Procon-SP reforçam importância das ações de fiscalização na pandemia

In Canto do Joca On
- Updated
Foto: Divulgação/Consórcio ABCD

Encontro virtual contou com participação do secretário estadual de Defesa do Consumidor, Fernando Capez

A pandemia trouxe mudanças no dia a dia da população, mas os principais direitos do consumidor devem continuar a ser respeitados.

Para tratar do tema, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Fundação Procon-SP promoveram nesta sexta-feira (2/10) evento virtual sobre a importância das ações de fiscalização neste momento, com orientações e informações sobre advertências e autuações.

Direitos

A videoconferência, em suma, reuniu aproximadamente 75 participantes. O secretário estadual de Defesa do Consumidor e diretor-executivo do Procon- SP, Fernando Capez, afirmou que o papel o instituto é garantir os direitos dos consumidores.

 “Nosso objetivo é fazer cumprir o Código de Defesa do Consumidor, ainda mais em um momento de pandemia e que temos nossa economia fragilizada e o poder aquisitivo do consumidor enfraquecido”, ressaltou Capez.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou, acima de tudo, que o evento foi idealizado para orientar e esclarecer aspectos das ações de fiscalização realizadas durante a pandemia.

“O objetivo é promover uma reflexão sobre os desafios, conquistas e expectativas para ação fiscalizatória, incluindo motivação, finalidade e funcionamento”, explicou Brandão.

A mediação do encontro foi do diretor de Relações Institucionais da Procon-SP, João Bôrro, que destacou o papel do convênio do instituto com o órgão que representa a união das cidades do Grande ABC.

“O Procon Consórcio ABC é o primeiro neste formato no Brasil, com o grande objetivo de resolver de forma corporativa os principais problemas e questões dos consumidores da região, permitindo assim que cada Procon municipal possa ter atenção ao seu comerciante e seu empresário”, disse Bôrro.

OAB

O evento contou também com a participação de Andréa Tartuce, presidente da 38ª subseção de Santo André da OAB, que detalhou o papel da entidade e suas ações a favor da defesa do consumidor.

O advogado Arthur Rollo, professor titular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, abordou a atuação do Procon para fiscalização de concessionárias e permissionárias de serviços públicos, incluindo telefonia, fornecimento de água e energia, entre outros, que acumulam os maiores números de reclamações de consumidores.

Coordenador do núcleo regional de Santos do Procon-SP, Fabiano Teixeira Mariano, falou sobre o trabalho de fiscalização orientação, palestras de educação para o consumo e pesquisas de preço realizado em 30 municípios da Baixada Santista, Vale do Ribeira e no Grande ABC, incluindo suporte aos Procons municipais conveniados.

You may also read!

Inspirado na “Trilogia das Cores”, documentário “A Prosperidade é Verde” mostra como economia e meio ambiente têm de andar juntos

Joaquim Alessi A inspiração é notória. O título não nega: “A Prosperidade é Verde” foi concebida com base na obra

Read More...

Voando contra o crime: Câmeras inteligentes do Smart Sampa desembarcam no Aeroporto de Congonhas e monitoram áreas estratégicas; e, EXCLUSIVO, logo vai ter também na Coop

Joaquim Alessi Segundo aeroporto mais movimentado do País agora conta, acima de tudo, com sistema inteligente da Prefeitura para reforçar

Read More...

Deputada Carla Morando pleiteia nova Vara de Violência Doméstica em São Bernardo

A deputada estadual Carla Morando (PSDB) participou de reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu