Consórcio ABC firma parcerias com Sebrae, Ciesp, Senai e Sesi

In ABCD On
- Updated
Foto: Eduardo Merlino/PMSA

Acordos foram firmados durante a reunião de prefeitos desta terça-feira (10.12)

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC assinou nesta terça-feira (10.12) parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro das Indústrias do Estado de São Paul (Ciesp), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com o Serviço Social da Indústria no Estado do São Paulo (Sesi-SP).

Os documentos foram firmados durante a Assembleia Geral do Consórcio ABC, com a presença dos prefeitos da região.

O acordo com o Sebrae, Ciesp, Senai e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC prevê a implementação do Programa Nova Indústria Grande ABC, ação que visa impulsionar a competitividade e a sustentabilidade das indústrias da região.

A proposta foi inspirada no Nova Indústria Brasil (NIB), programa do Governo Federal que visa apoiar e desenvolver a indústria nacional.

A ação regional também considerou o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2032 da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O público-alvo do projeto são as indústrias localizadas nas cidades do Grande ABC com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Já os objetivos do programa são o aumento da produtividade, maior faturamento e geração de emprego e renda.

“A indústria ainda é o pilar e o motor do desenvolvimento econômico regional. Por isso, a gente precisa ter um ganho de produtividade, adensamento tecnológico, pensar em novos mercados e em reforçar novos setores econômicos da nossa região. O programa tem como objetivo avançarmos em todos esses quesitos “, explicou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC.

Em relação ao Sesi-SP, o acordo de cooperação técnica inclui o Consórcio ABC e a Agência de Desenvolvimento para implementação de parcerias em programas voltados a educação, esporte, qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho.

Objetivo é facilitar o acesso das prefeituras e da iniciativa aos programas desenvolvidos pela entidade paraestatal. Trata-se de uma parceria guarda-chuva, isto é, um contrato que estabelece os termos e condições gerais para a realização de múltiplos contratos futuros entre diferentes partes.

“O caminho tradicional é o Sesi se reunir individualmente com cada represente de prefeitura, associação ou empresa, tornando os processos mais demorados. Graças à articulação realizada pelo Consórcio ABC e pela Agência, diferentes atores podem aderir ao acordo e reduzir a burocracia. É um instrumento que facilita e coloca todos em um mesmo nível na nossa região”, afirmou Aroaldo.

You may also read!

Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba, será restaurado

Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico A

Read More...

São Paulo paga o preço da rede elétrica obsoleta

Verão e chuvas intensas reacendem o debate sobre a necessidade de redes subterrâneas para modernizar o sistema e evitar

Read More...

Florestan Fernandes amplia e democratiza oportunidades de qualificação profissional em quatro anos

Fim de prova de admissão, criação de núcleos descentralizados de formação e parcerias para ofertar cursos técnicos contribuíram para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu