Consórcio ABC capacita agentes públicos para planos plurianuais alinhados a objetivos da ONU

In ABCD On
- Updated
Foto: Divulgação/Consórcio ABC

Curso incluiu conteúdo teórico e prático, procedimentos e ferramentas para elaboração de PPA alinhados à iniciativa das Nações Unidas

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC capacitou agentes públicos para elaboração de planos plurianuais (PPA) regional e municipal alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os encontros reuniram mais de 100 participantes, incluindo agentes públicos das sete cidades e de outros estados.

Realizado na terça (29.06) e nesta quarta-feira (30/6), o curso é uma iniciativa da Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Consórcio ABC, com o objetivo de trabalhar com gestores municipais formas de aplicar no PPA os ODS para a Agenda 2030. O instrumento é um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos da ONU e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável.

O primeiro dia da oficina foi ministrado pela assessora do Projeto de Fortalecimento da Estratégia ODS na Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Miriam Barreto.

“Essa oficina para o Grande ABC é a primeira atividade do gênero realizada pela FNP e será usada pela entidade como modelo a ser replicado para municípios de todo do Brasil”, explicou.

A oficina detalhou os 17 ODS que compõem a Agenda 2030, mostrando que as propostas estão interconectadas e representam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Nesta quarta-feira, Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, apresentou a iniciativa e ferramentas que contribuem para governos e sociedade civil promoverem o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros. 


Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, o conteúdo da oficina é fundamental para que os programas e as ações a serem desenvolvidas nos municípios e na região sejam alinhados aos ODS.

“As propostas da Agenda 2030 têm a intenção de sincronizar objetivos nacionais e diretrizes internacionais. A oficina foi elaborada com o objetivo de contribuir para essas iniciativas tomarem forma”, afirmou Acacio Miranda.



You may also read!

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

“Reajuste de 45% para Polícia Civil anunciado por Tarcísio é fake news”, denuncia Sindicato dos Delegados

Entidade desafia policiais a provarem, no holerite, aumento divulgado pelo Estado; percentual inflado se apropria, além disso, de reajuste

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu