Conheça os benefícios dos grupos de aprendizagem para adultos

In ABCD On
Vivian Rio Stella, especialista em comunicação corporativa e fundadora da VRS Academy/Divulgação

Seguindo o conceito de lifelong learning, profissionais buscam o conhecimento de forma contínua e variada

Grandes líderes e profissionais nunca param de aprender. Ainda mais no contexto atual, em que o mercado muda suas demandas com uma rapidez impressionante, é necessário ter um repertório de conhecimentos cada vez mais variado. Por isso, o conceito de lifelong learning, ou, em uma tradução livre, “aprendizado ao longo da vida”, tem sido cada vez mais valorizado. Na prática, é não se limitar ao estudo formal (em escola, faculdade) e estar sempre em busca de aprender mais, com o uso de diversos métodos e plataformas.

De acordo com o Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), o lifelong learning é “flexível, diverso e disponível em momentos e lugares diferentes”. Isto é, podemos buscar esse conhecimento de diversas formas, seja  por meio de cursos, livros, palestras ou conteúdos na Internet, ultrapassando o ensino formal.

Grupos de aprendizagem

Embora esse aprendizado contínuo seja importante, ter disciplina para manter uma rotina de estudos e buscar referências não é uma tarefa fácil para quem lida com a correria no dia a dia. Por isso, os grupos de aprendizagem são tão importantes.

Além disso, participar de um grupo para estudos entre adultos é uma maneira de fazer novos contatos, tornar as conversas mais interessantes e até mesmo aliviar o stress, realizando atividades leves e dinâmicas. No entanto, é necessário que o grupo tenha um bom planejamento e uma metodologia estimulante de verdade.

Pensando nisso, Vivian Rio Stella, especialista em comunicação corporativa e fundadora da VRS Academy, criou a Confraria do Saber. Trata-se de um grupo interativo com reuniões on-line mensais, que tratam de temas variados e contam com o Menu de Saberes, uma série de conteúdos planejados para que cada integrante possa investir continuamente em sua aprendizagem mesmo fora dos encontros.

Em junho, a Confraria do Saber completa dois anos, e sua criadora só tem a comemorar diante dos resultados. “Nesses dois anos de existência, tivemos 28 temas de aprendizagem, 22 facilitadores diferentes, 56 horas de encontros gravados, 24 Menus de Saberes, 24 boletins dos encontros, muitas enquetes, conversas e aprendizados”, enumera Vivian. Os temas tratados são os mais variados, como oratória, metodologias para lifelong learningstorytelling, marketing pessoal, literatura, arte, cinema e até mesmo drinks para ocasiões sociais.

Os dados podem ser vultosos para um grupo relativamente recente, mas a quantidade de participantes é limitada para incentivar a interação: “A ideia é ser um grupo de troca, diálogo, não um supergrupo em que cada pessoa é apenas um número. Vale dizer que a Confraria do Saber é um lugar onde sua voz é ouvida. Seja no grupo de mensagens do WhatsApp, por e-mail, ao vivo nos encontros, no chat do Zoom, seja onde for: é valioso para nós ouvir o que você tem a dizer”, conta.

De acordo com a especialista, a Confraria do Saber reúne diversas vantagens que não seriam possíveis com estudos individuais, sem orientação. “Os participantes ampliam o repertório cultural enquanto fazem parte de uma comunidade que aprende junto. Assim, reservam um momento mensal para a aprendizagem e conectam-se a novas pessoas”, afirma. Utilizando a assinatura do grupo, também é possível ganhar descontos exclusivos nos outros programas de aprendizado da VRS Academy e nas mentorias de facilitadores.

“A ideia de reunir pessoas que gostam de aprender de forma leve e contínua deu tão certo que este mês estamos completando dois anos de muita troca, onde transmitimos um repertório cultural que gera conhecimento por meio de experiências compartilhadas”, comemora a comunicadora.

 

Sobre Vivian Rio Stella 

Doutora em linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora, até que montou a VRS Academy. Ao longo dessa trajetória, Vivian já realizou palestras, workshops e consultorias a mais de 100 empresas, dos mais variados portes.

Sobre a VRS Academy

Consultoria de aprendizagem corporativa há 9 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS Academy se pauta pelo conceito de Lifelong Learning – aprender é para toda a vida. Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias. A VRS Academy conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.

www.vrsacademy.com.br/

www.instagram.com/vrs_academy/

contato@vrsacademy.com.br

(11) 97149-9950

Serviço: Confraria do Saber

Inscrições: https://sun.eduzz.com/373353

Reuniões: toda última terça-feira do mês, das 19h às 21h, utilizando o aplicativo Zoom.

Mensalidade: R$39,90

You may also read!

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Prefeitura de São Caetano revê critérios de bolsas de estudo no Instituto Mauá de Tecnologia para ampliar acesso

Benefício para garantir que o estudante de São Caetano do Sul continue seu progresso educacional no Ensino Superior, a

Read More...

Paço tem novo visual em São Bernardo

Intervenções passam da sinalização viária a novo paisagismo, poda de árvores, limpeza de canteiros e reforço na iluminação pública Cartão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu