Competição de cheerleanding nos Jogos Escolares de São Bernardo lota o Baetão

In ABCD, Esportes On
- Updated

Ginásio recebeu aproximadamente 1,3 mil pessoas; disputa reúne 700 estudantes de 10 escolas das redes pública e particular da cidade 

Pais, mães e irmãos marcaram presença no Ginásio do Baetão, no Baeta Neves, na manhã e parte da tarde deste domingo (19.10) chuvoso.

Todos para acompanhar as 23 apresentações das equipes de 10 escolas das redes pública e particular de São Bernardo, na competição de cheerleading dos Jogos Escolares.

O desempenho impecável dos 200 estudantes de cheer dance (foco em dança e performance) e dos 500 cheer atlético (foco em acrobacias) atraiu olhares atentos e fixos de aproximadamente 1,3 mil pessoas, somados os dois períodos.

Detalhes da modalidade

Combinando movimentos atléticos com dança, acrobacias e gritos de incentivo, o esporte vai além da imagem clássica de animadores de torcida.

Envolve coreografias complexas e ousadas, sincronizadas e com grande nível técnico.

A competição também junta beleza e leveza de movimentos a uma dose de força.

Foi incluída em 2023 nos Jogos Escolares de São Bernardo, ainda a única cidade do ABCD a abrir espaço para que centenas de estudantes mostrem suas habilidades na tradicional disputa esportiva entre escolas.

O secretário de Esportes e Lazer do município, Fran Silva, acompanhou parte das apresentações da manhã.

Antes de sair para outra agenda do dia, fez breve discurso para agradecer a presença maciça do público, o trabalho da equipe da Secretaria e desejar boa sorte aos competidores da tarde.

“É muito bom ver o ginásio lotado e as belas apresentações dos estudantes de São Bernardo, única cidade do Grande ABC a colocar a modalidade nos Escolares, que aliás é o maior da nossa história. Obrigado a todos por essa bela festa e boa sorte às equipes”, disse, em resumo.

O  número de participantes revela que a modalidade tem cada vez mais adeptos em São Bernardo, sobretudo entre os estudantes. Segundo a coordenadora dos Jogos Escolares, professora Priscila Cuebra, na primeira participação, em 2023, foram apenas seis apresentações, número que subiu para nove em 2024 e agora chegou a 23.

Inclusive, o cheerleading é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional desde 2016 e o único esporte escolhido por muitos desses pré-adolescente e jovens.

Exemplos

Casos de Dandara Nascimento Conceição, 14 anos, e Isadora Santos Dias, 12, estudantes do Colégio Darwin, que competiram na equipe Sub-12 cheer dance e estavam radiantes com a conquista da medalha de bronze, que exibiam no peito.

Tanto uma quanto outra diz que escolheu a modalidade porque gostam de dança, de ginástica e de acrobacias, e que pretendem se dedicar para alcançar um alto nível.

E quem sabe até seguir carreira e no futuro defender o Brasil em uma Olimpíada, pensa Dandara.

“Comecei a praticar há três anos e quero seguir carreira, mas também pretendo ser psicóloga, porque gosto de cuidar de pessoas, de ver que estão bem. Quero me aprimorar e crescer no esporte que escolhi, que adoro, mas também me dedicar nos estudos, porque a educação é fundamental”, disse, em suma, a aluna do 8º ano do Ensino Fundamental.

Já sua amiga Isadora ainda não escolheu um curso Superior, porque acha cedo. Mas, em termos de esporte não tem a menor dúvida. “Adoro o cheer dance.”

Destaques

O Colégio Ábaco foi o grande destaque do dia, ao conquistar a medalha de ouro nas três categorias do cheer atlético; no cheer dance, a Escola Estadual Julieta Vianna S. Sant’Ana levou o ouro na sub 15, o Colégio Viva a Vida na sub 18 e o Colégio Darwin na sub 12. 

Outras modalidades

Nesta segunda (20) e terça-feira (21), o xadrez e a dama entram no calendário de competição para as categorias sub 10, sub 12, sub 14 e sub 17.

Já o  atletismo dá sequência às suas próximas etapas em 22, 23, 24 e 30 de outubro para as categorias sub 10 (feminino e masculino), sub 14 feminino, PCDs e sub 12 masculino.

Todas as competições acontecem na Arena Olímpica de São Bernardo (Rua Tiradentes, 1.845 – Santa Terezinha).

A partir desta segunda-feira (20), as competições de vôlei acontecem nos ginásios do Baetão, Crec Baetinha e Ginásio Poliesportivo. 

Desde o fim de agosto, São Bernardo respira uma das mais tradicionais competições para alunos da rede municipal e particular de Educação.

Os Jogos Escolares devem registrar a participação, até o término desta edição, de cerca de 10 mil atletas na disputa de 16 modalidades.

A 57ª edição do evento esportivo reúne, acima de tudo, 91 escolas (particulares, estaduais e municipais) da cidade.

Destas, 26 são, em conclusão, da rede municipal de ensino.

You may also read!

Ancelotti celebra Carnaval de São Paulo encontra ídolos da Seleção no Camarote Bar Brahma

Técnico italiano vivencia, em primeiro lugar, experiência do Carnaval paulistano a convite de Brahma Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti

Read More...

Com arrecadação do Aviva SBC, eventos apoiados pela Prefeitura superam 82 toneladas de alimentos em São Bernardo

Mantimentos recebidos desde 2025 pelo Fundo Social, por meio de ingresso solidário, são destinados a famílias em maior vulnerabilidade São

Read More...

Saiba como a água da Billings tende a reforçar resiliência hídrica de São Paulo

Interligação da represa com o Alto Tietê levará, por exemplo, 4 mil litros de água por segundo à região,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu