Cirurgia minimamente invasiva e por vídeo permite bons resultados no tratamento da ATM

In Saúde On
- Updated

Dificuldades para abrir a boca, dores no ouvido e/ou zumbidos,cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação),dores na face e de cabeça são os principais sintomas da disfunção da articulação temporomandibular, conhecida como ATM.

“A doença é o funcionamento anormal dessa articulação e também de ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e/ou estruturas de suporte dentário”, explica o Dr. Igor Leitão Marques, cirurgião craniomaxilofacial, cirurgião bucomaxilofacial. especialista em cirurgia oral e maxilo facial, especialista em DTM e DOF pela Unifesp, além de fellowship no IFP – Portugal.

Segundo o Dr. Igor Leitão Marques, “os problemas da ATM são, geralmente, crônicos e provocam dor intensa quando o paciente está em crise. A disfunção está relacionada a hábitos comuns e repetitivos, como roer unhas, mascar chicletes e prender o telefone com o queixo, mas pode ainda estar associada ao bruxismo (frender ou ranger dos dentes, principalmente durante o sono), estresse, depressão, ansiedade ou traumas (acidentes).”

O especialista orienta que os tratamentos podem ser clínicos ou cirúrgicos. “Os clínicos incluem medicação, aplicação de dispositivos oclusais (aparelhos removíveis, normalmente fabricados em resina acrílica) e fisioterapia. Já os cirúrgicos englobam técnicas como artrocentese, artroscopia, cirurgia aberta e artroplastia total, que é a substituição da articulação por prótese”, explica o Dr Igor Leitão Marques , especialista na modalidade artroscopia.

“Neste tipo de cirurgia, uma câmera é introduzida através de um corte milimétrico transmitindo as imagens para um monitor que permite que o cirurgião veja as articulações por dentro. Essa técnica possui as seguintes vantagens : é menos invasiva, de recuperação mais rápida e menos dolorida — é recomendada para os pacientes que não tiveram resultado com tratamentos convencionais (aparelhos ortodônticos, placas de silicone ou fisioterapia), mas cuja gravidade do caso não demanda uma cirurgia aberta”, conclui o Dr. Igor Leitão Marques.

You may also read!

Morando vistoria obras do Piscinão Jaboticabal, hoje 65% executadas

Visita se deu ao lado de engenheiros da SP Águas e da deputada Carla Morando; com capacidade de 900

Read More...

Braskem forma terceira turma do Costura Criativa  

Desde a sua criação, mais de 70 mulheres tiveram, acima de tudo, a oportunidade de criar novas peças artesanais

Read More...

Caminhada de Alerta Contra o Câncer Infantojuvenil será neste sábado (23.11)

Organizada pelo grupo GRATO ABC, a caminhada sairá da Praça Nossa Senhora de Fátima, - Vila Caiçara na Praia

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu