Cia das Rosas homenageia o circo com espetáculo protagonizado por boneca de tamanho real 

In ABCD, Cultura On
- Updated
Rosa Pequena, Vida De Circo é uma metáfora dos ritos de passagem e os desafios do amadurecimento. A cia surgiu em 2017 a partir de uma pesquisa de Erica Stoppel e Luara Bolandini, centrada na relação entre a arte circense, o teatro de bonecos e a necessidade de dialogar com as crianças e dar voz às questões da infância. As sessões são gratuitas 
Com o uso de técnicas de manipulação de bonecos e circo, a Cia das Rosas faz apresentações gratuitas de Rosa Pequena, Vida De Circo no Teatro Alfredo Mesquita (Dias 3 e 4 de agosto, sábado e domingo, às 16h), Teatro Cacilda Becker (Dias 10 e 11 de agosto, sábado e domingo, às 16h) e Teatro Flávio Império (Dias 17 e 18 de agosto, sábado e domingo, às 14h). Erica Stoppel e, Geisa Helena e Luara Bolandini estão em cena na montagem, que tem direção de Bruno Rudolf. Além do espetáculo, o projeto conta com uma série de oficinas ligadas à linguagem circense.
Rosa Pequena, Vida de Circo é um espetáculo sem palavras voltado para o público infantil que usa das técnicas de manipulação de bonecos, circo e teatro de sombras para contar as aventuras da Rosa, uma menina que viaja com o circo e mora em um trailer com sua amiga, uma galinha chamada Judith. Rosa é uma boneca de tamanho real que sonha em voar.
A montagem é um espetáculo sem falas e conta com uma dramaturgia que faz um paralelo com temas próprios do universo da criança narrados com técnicas de manipulação de objetos, bonecos, elementos de palhaçaria e técnicas aéreas de circo. A peça apresenta tanto cenas engraçadas quanto cenas de tensão presentes no cotidiano do circo itinerante, com origem nas memórias da vida artística das criadoras dentro da lona. A protagonista é uma boneca geminada que ora atua unida ao corpo das atrizes, ora ganha vida afastada delas.
“A trama é uma metáfora dos ritos de passagem e os desafios do amadurecimento. A figura do mágico, o apresentador, a trapezista e o próprio cenário com seu circo e um trailer são elementos do circo clássico com os quais a protagonista se relaciona, que aparecem ora em tamanho real, ora nas miniaturas durante a encenação”, contam as atrizes.
O espetáculo estreou no Sesc Bom Retiro em 2019, fruto de uma longa pesquisa das fundadoras da companhia na construção de uma dramaturgia sem palavras que utiliza diversas linguagens expressivas, como o teatro de bonecos, a virtuose circense, o teatro de sombras e o teatro físico. A criação foi dirigida por Bruno Rudolf (Cia Solas de Vento) e contou com a colaboração de diversos parceiros pesquisadores da cena, tais como Luiz André Cherubini (Grupo Sobrevento), João Araújo (Morpheus Teatro), Vera Abud, Nereu Afonso, Adriana Telg, Beto Andreeta (Pia Fraus) e muitos outros.
A peça esteve em cartaz no Sesc Santana, fez temporada no teatro Arthur de Azevedo e no Centro Cultural Fiesp. Em 2020, o espetáculo foi contemplado pelo PROAC do Estado de São Paulo para registro em vídeo, que foi disponibilizado na plataforma #culturaemcasa.
A Cia das Rosas surgiu em 2017 a partir de uma pesquisa de Erica Stoppel e Luara Bolandini, centrada na relação entre a arte circense, o teatro de bonecos e a necessidade de dialogar com as crianças e dar voz às questões da infância. 
SINOPSERosa Pequena, Vida de Circo é um espetáculo sem palavras voltado para o público infantil que usa das técnicas de manipulação de bonecos, circo e teatro de sombras para contar as aventuras da Rosa, uma menina que viaja com o circo e mora num trailer com sua amiga, uma galinha chamada Judith. Rosa é uma boneca de tamanho real que sonha em voar.
FICHA TÉCNICA:Criação e Interpretação: Erica Stoppel e Luara Bolandini | Intérprete convidada: Geisa Helena | Direção geral: Bruno Rudolf | Co criação de dramaturgia e assessoria em linguagem de animação e teatro de sombras: Luiz Andre Cherubini | Direção de arte: Dani Garcia | Criação de Trilha Sonora: Rodrigo Zanettini e Vinicius Politano | Trilha sonora: Simone Julian (flautas, sax soprano e clarinete) | Felipe Chacon (clarone e tuba) | Vinicius Politano (violão) | Rodrigo Zanettini (piano) | Gabriella Emy Dal’ Jovem (trompete) | Fábia Fusco (clarinete) | Renato Farias (trombone e souzafone) | Débora Predella (violino) | Gabriel Parreira (cello) | Katu Haí (flautas) | Gravação, mixagem e master: João Candau e Felipe Chacon | Estúdio: Colméia | Desenho de luz: Domingos Quintiliano | Colaboração na criação de dramaturgia: Vera Abbud e Nereu Afonso | Escultura e confecção da Rosa: Mandy | Concepção de cenário e estruturas: Erica Stoppel e Paulo Sérgio Salzano | Adereços: Jay Oliveira e Dodô Giovanetti | Fotografia: Carlos Gueller | Produção Geral: Lu Gualda/ Palco de Papel
ROSA PEQUENA, VIDA DE CIRCOTeatro Alfredo MesquitaAv. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SPDias 3 e 4 de agosto, sábado e domingo, às 16h – Espetáculo “Rosa Pequena, Vida de Circo”
Teatro Cacilda BeckerR. Tito, 295 – Lapa, São Paulo – SPDias 10 e 11 de agosto, sábado e domingo, às 16h – Espetáculo “Rosa Pequena, Vida de Circo”
Teatro Flávio Império R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SPDias 17 e 18 de agosto, sábado e domingo, às 14h – Espetáculo “Rosa Pequena, Vida de Circo”
Classificação: livre. Duração: 45 minutos

You may also read!

Cinco cidades do ABCD habilitadas para ter rádios educativas até 2026

Joaquim Alessi "Nas ondas do éter", como se dizia antigamente em relação às transmissões radiofônicas, o ABCD tem tudo para

Read More...

56 vagas de emprego no Posto Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana

O Posto Atende Fácil de Ribeirão Pires comunica que estão abertas 56 oportunidades de emprego para a próxima semana. Os

Read More...

Tendências de RH para 2025: demandas inéditas que mudam o jogo

Inovação, cultura e bem-estar vão reconfigurar, em primeiro lugar, o papel do RH e colocar as empresas em um

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu